Inscreva-se


Curso Enfermagem

Estágio práticos em hospitais e unidades de saúde sendo este supervisionado por docente a partir do primeiro semestre do 2º ano

 

  • Titulação docente: 60% mestres, 30% doutores
  • As Clínicas de Enfermagem têm equipamentos e recursos para simulação de atendimentos específicos e especializados.
  • Projetos de intervenção social do Campus Guarujá realizam programas de orientação, levantamento e atendimento à população do município.
  • Atuação em projetos de atendimento à comunidade como campanhas de vacinação, prevenção de acidentes de trabalho, orientação de saúde à população do município.
  • A Unaerp oferece cursos de Pós-Graduação em várias especializações da enfermagem e curso de capacitação de profissionais da saúde, através do polo de educação permanente em saúde do litoral paulista.

O curso de Enfermagem da Unaerp visa a formação de enfermeiro humanista, generalista, capaz de intervir nos problemas e situações de saúde, oferecendo assistência humanizada e promovendo a prevenção e tratamento da saúde integral do ser humano. As disciplinas são ministradas em programas multiprofissionais visando a integração do conhecimento de ciências sociais, biológicas, da saúde, fundamentos básicos da enfermagem assistencial e prática profissional. As aulas práticas são ministradas em laboratórios, clínica-escola da Universidade, complementadas em Unidades de Saúde Pública, Unidades Hospitalares e em projetos de extensão à comunidade. Os alunos fazem estágios em Instituições conveniadas com a Universidade como hospitais, serviços públicos de saúde, ambulatórios, programas de saúde da família, escolas, com enfoque na promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Matriz curricular

Disciplina

ANATOMIA GERAL

67 HORAS

ANATOMIA II

73 HORAS

ASPECTOS SOC.E CULT.DA SAUDE

33 HORAS

ASSIST. INT.DE SAÚDE A FAMILIA

150 HORAS

ASSIST. SAÚDE MULHER E CRIANÇA

117 HORAS









Disciplina

ANATOMIA GERAL

67 HORAS

ANATOMIA II

73 HORAS

ASPECTOS SOC.E CULT.DA SAUDE

33 HORAS

ASSIST. INT.DE SAÚDE A FAMILIA

150 HORAS

ASSIST. SAÚDE MULHER E CRIANÇA

117 HORAS

ASSIST.DE ENF.EM SIT.CRITICAS

117 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES I

150 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES II

150 HORAS

BIOESTAT.APLICADA A ENFERMAGEM

33 HORAS

BIOQUIMICA

50 HORAS

CARGA HORARIA TOTAL (COM LIBRAS)

4067 HORAS

CARGA HORARIA TOTAL (EXCETUANDO-SE LIBRAS)

4027 HORAS

CITOLOGIA E HISTOLOGIA

67 HORAS

COMPUTAÇÃO APLICADA A SAÚDE

33 HORAS

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

33 HORAS

EMBRIOLOGIA E GENETICA

33 HORAS

ENFERMAGEM CIRÚRGICA

183 HORAS

ENFERMAGEM CLINICA

183 HORAS

EPIDEMIOLOGIA

33 HORAS

ESTAGIO SUPERVISIONADO I

333 HORAS

ESTAGIO SUPERVISIONADO II

467 HORAS

FARMACOLOGIA

50 HORAS

FISIOLOGIA I

50 HORAS

FISIOLOGIA II

33 HORAS

GESTÃO DE ENFERMAGEM EM SERVIÇO DE SAÚDE

50 HORAS

HISTORIA DA ENFERMAGEM

33 HORAS

INSTRUMENTOS BASIC. ENFERMAGEM

83 HORAS

INTRODUÇÃO A ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

50 HORAS

LEGISLAÇÃO E ETICA PROFIS.

33 HORAS

LIBRAS - OPTATIVA

40 HORAS

LIDERANÇA E GERENC. NA ENFERM.

50 HORAS

METODOLOGIA DA PESQ.CIENT. I

150 HORAS

METODOLOGIA DA PESQ.CIENT. II

150 HORAS

MONOGRAFIA

160 HORAS

NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA

33 HORAS

ORGAN.E GESTAO DO SIST. SAUDE

83 HORAS

PARASITOLOGIA E MICROBIOLOGIA

50 HORAS

PATOLOGIA GERAL E DE SISTEMAS

33 HORAS

PROCESSO DE TRABALHO DA ENF.

50 HORAS

PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO SISTEMA DE SAÚDE

50 HORAS

PSICOLOGIA GERAL

33 HORAS

SAÚDE AMBIENTAL E COLETIVA

33 HORAS

SAÚDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

83 HORAS

SAÚDE DA MULHER E RECEM NASC.

83 HORAS

SAÚDE MENTAL/ENF.PSIQUIATRICA

83 HORAS

SEMIOL.E SEM.E PROC.BAS.DE ENF

183 HORAS

TOXICOLOGIA

33 HORAS



Docentes

Claudia Renata Pedroso Perico
Especialista

Mara Rubia Ignácio de Freitas
Doutora

Rachel Monteiro dos Santos
Mestre

Rogerio Rocha Lucena
Mestre

Pesquisa



Linha de Pesquisa: Saúde da Mulher
Neste projeto de pesquisa, o curso de Enfermagem realiza, na Clínica-escola da Universidade, consultas de Enfermagem e coleta de citologia oncótica em mulheres da comunidade de Guarujá. O objetivo é a detecção e prevenção de casos de câncer de colo uterino e outras doenças do aparelho reprodutor feminino.


Linha de Pesquisa: Saúde do Adulto
No projeto de Ações Educativas, preventivas e diagnósticas em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), o curso realiza diversas atividades de aconselhamento sobre as DST /AIDS, fornecendo orientações de maneira individual ou coletiva para favorecer a compreensão e, consequentemente, buscando conscientizar a população sobre práticas sexuais mais seguras.

Extensão



Projeto APRENDIZES DO FUTURO
As atividades de saúde inerentes a este projeto possibilitam assistir o indivíduo, a família e a comunidade em suas necessidades básicas e colocar à sua disposição atividades técnicas de enfermagem de menor complexidade. Além disso, possibilita ao voluntário exercício de responsabilidade social. O projeto funciona nas dependências da Clínica de Enfermagem da Unaerp e em unidades de saúde e hospitalares de Guarujá e região.

Projeto DE MÃOS DADAS
O projeto De Mãos Dadas realiza ações específicas de Enfermagem, direcionadas à promoção da saúde e prevenção de doenças. São realizadas palestras e atuações diretas em empresas, escolas, asilos e eventos comunitários, em Guarujá e Vicente de Carvalho. Realiza encaminhamentos específicos, quando necessário, às unidades de referência da cidade.

Projeto MÃOS QUE CURAM
O projeto Mãos que Curam tem como objetivo ampliar o acesso da população em geral aos recursos de saúde existentes na Clínica de Enfermagem da UNAERP Guarujá, destinado à promoção da saúde e prevenção de patologias. A Clínica de Enfermagem abrange áreas como atenção à saúde da criança e adolescente; mulher no ciclo reprodutivo, gravídico puerperal e pós reprodutivo; adulto e idoso e Saúde Mental. A assistência de enfermagem permite garantir o direito à saúde ao usuário, além de estabelecer vínculo e responsabilização entre docentes, discentes, funcionários e usuários, dentro da prática da humanização nas relações entre docentes, discentes, funcionários e usuários entre outros.

Projeto CUIDAR COM ARTE
O projeto Cuidar com Arte propicia o conhecimento e o desenvolvimento do papel do enfermeiro frente às necessidades de assistência humanizada, sistematizada de Enfermagem ao adulto e idoso agudo, crônico, crítico, terminal com afecções clínicas, transmissíveis ou não. Enfatiza a promoção, prevenção, recuperação da saúde e biossegurança.

Projeto MULHER E VIDA
Ações de saúde preventivas e assistências individuais e coletivas, direcionadas à mulher em todas as suas fases da vida. Neste projeto, são realizdas coletas de citologia oncótica e educação em Saúde.


Projeto FUTURO E VIDA

Análise da situação de assistência prestada à saúde da criança e do adolescente nos diversos segmentos da saúde infantil, face aos problemas predominantes nas diferentes faixas etárias incluídas, identificando situações de risco que venham a comprometer o crescimento e o desenvolvimento neuro-psico-motor. São realizadas ações voltadas às crianças da Unidade Básica do bairro Morrinhos, em Guarujá, e Clínica de Enfermagem.

Infraestrutura



Clínica de Enfermagem:
Na Clínica-Escola de Enfermagem, os alunos desenvolvem atividades de atendimento e orientação à comunidade, realizando trabalhos de prevenção, promoção e manutenção da saúde, procedimentos técnicos como curativos, coleta de material citológico para diversos exames, atendimentos em grupos terapêuticos anti-stress direcionados para doenças psicossomáticas, programa de aleitamento materno, entre outros serviços. A Clínica é espaço também para os alunos desenvolverem monitoria participando de pesquisas científicas.

Laboratório de Enfermagem:
Espaço destinado ao desenvolvimento de habilidades técnicas de Enfermagem, utilizando fundamentação científica. Disciplinas específicas, entre elas, Semiologia e Semiotécnica (prepara o aluno para a prática de consulta de enfermagem) e Instrumentos Básicos (procedimentos e técnicas fundamentais da Enfermagem) são realizadas neste ambiente que possui equipamentos e insumos adequados para favorecer a prática do Ensino-aprendizagem.

Laboratório de Anatomia:
O laboratório de Anatomia é utilizado para o estudo dos princípios básicos da anatomia humana, integração dos sistemas e funções de órgãos. Permite a manipulação, análise e investigação de peças anatômicas naturais e artificiais, permitindo sua visualização.

Laboratório de Microscopia:
Laboratório da área da Saúde que permite o estudo das células e de seus constituintes, o ciclo celular, os diferentes tecidos do corpo humano, ao nível de microscopia óptica e eletrônica, possibilitando a compreensão de sua estrutura e funções, dentro do estado de normalidade.

Laboratório de Informática:
Os laboratórios de Informática são utilizados, além das aulas, para as atividades de pesquisas e de projetos sociais. O Campus Guarujá possui seis salas climatizadas, localizadas no Piso B, equipadas com modernos computadores e acesso à internet e programas específicos de aprendizagem, além de uma central de impressão também situada no Piso B.

Mensalidade/Semestralidade



Sistema de pagamento da semestralidade
A Unaerp adota o sistema de créditos e sua matrícula é por disciplina para os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias). Assim, a semestralidade é calculada de acordo com a quantidade de disciplinas - e seus respectivos créditos - que o aluno cursa em cada semestre, sendo que cada disciplina corresponde a um certo número e tipo de crédito. O número de créditos de cada disciplina multiplicado pelo valor do crédito resulta no valor total da semestralidade. Esse valor total é dividido em parcelas mensais, conforme normas contratuais, resultando na mensalidade. Com esse sistema, o aluno pode optar por administrar o número de disciplinas a cursar e, consequentemente, administrar também o valor da mensalidade, de acordo com sua disponibilidade financeira, com exceção da primeira etapa do curso na qual a matrícula deve ser feita na grade completa, vedada a exclusão voluntária de créditos. Também devem ser respeitadas as orientações de pré-requisitos e seriação de conteúdos previstas no projeto pedagógico do seu curso.

Classificação e valor dos créditos
Os créditos são classificados em quatro tipos diferentes, de acordo com as especificidades da matriz curricular do curso. São os seguintes os tipos de créditos:
CT - Crédito Teórico
CP - Crédito Prático
CE - Crédito Específico
C EAD - Crédito EAD
Obs. O valor de cada tipo de crédito pode ser consultado no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Pagamento
As parcelas mensais são pagas por boletos bancários e vencem no quinto dia útil de cada mês, tendo a possibilidade do desconto pontualidade se pagas até à data de seu vencimento.
Parcelas em atraso são acrescidas de juros de 1% ao mês, mais multa moratória de 2%.
Os boletos bancários para pagamento são disponibilizados aos alunos por e-mail e também estão disponíveis no link ALUNOS (portal www.unaerp.br) e no Setor Financeiro da Unaerp.

Informações
Esclarecimentos, cálculos, valores e outras informações mais completas sobre mensalidades podem ser obtidos na secretaria dos cursos, no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

 

Inscreva-se