Inscreva-se


Curso FILOSOFIA

  • A Filosofia é a área do conhecimento responsável pela reflexão sobre as questões fundamentais da existência humana através de uma metodologia racional, crítica e investigativa.
  • Desmembrada em diversas subáreas como Ética, Metafísica, Lógica e Epistemologia, a Filosofia é um instrumento rigoroso para a análise e interpretação.
  • Com uma formação crítica e universalista, o filósofo licenciado pode atuar na docência em ensino médio e superior, na pesquisa acadêmica e pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), até assessorias e consultorias pedagógicas, culturais, institucionais e empresariais em geral.
  • O diploma dos licenciados em Filosofia na modalidade a distância tem validade nacional e equivalência aos licenciados na modalidade presencial, conforme o Decreto n-0 5.622, de 20/12/05.




Matriz curricular

Disciplina

Didática e Planejamento de Ensino   

80 HORAS

Educação Mediada pela Tecnologia

40 HORAS

Estética I

40 HORAS

Estética II

40 HORAS

Filosofia da Ciência

40 HORAS









Disciplina

Didática e Planejamento de Ensino   

80 HORAS

Educação Mediada pela Tecnologia

40 HORAS

Estética I

40 HORAS

Estética II

40 HORAS

Filosofia da Ciência

40 HORAS

Filosofia da educação   

80 HORAS

Filosofia da linguagem

40 HORAS

Gestão do Conhecimento, linguagem e cognição 

80 HORAS

História da Filosofia Antiga

80 HORAS

História da Filosofia Contemporânea I

80 HORAS

História da Filosofia Contemporânea II

80 HORAS

História da Filosofia Medieval

80 HORAS

História da Filosofia Moderna I

80 HORAS

História da Filosofia Moderna II

80 HORAS

Iniciação científica

40 HORAS

Libras   

40 HORAS

Lógica I

40 HORAS

Lógica II

40 HORAS

Metafísica I

80 HORAS

Metafísica II

40 HORAS

Metafísica III

80 HORAS

Política e Organização Educacional  

40 HORAS

Práticas de Leitura, interpretação e produção de textos  

80 HORAS

Psicologia da Educação   

80 HORAS

Questões contemporâneas

80 HORAS

Sociologia da Educação   

80 HORAS

Teoria do conhecimento I

40 HORAS

Teoria do conhecimento II

80 HORAS

Ética e Filosofia Política I

40 HORAS

Ética e Filosofia Política II

80 HORAS



Perfil do profissional



Formado nas exigências da própria filosofia - universalidade, rigor, crítica - o profissional de filosofia caracteriza-se por uma visão de mundo que reúne, além destas especificidades metodológicas, outras inúmeras perspectivas herdadas de uma rica tradição filosófica que já soma mais de 2500 anos. Sendo assim, o profissional de filosofia está apto para lidar nos mais diferentes campos e nas mais variadas situações com discernimento, bom-senso e sólido referencial teórico.

Áreas de atuação



Por se tratar de um profissional com amplas competências e habilidades, poderá o licenciado em filosofia atuar:

  • Na docência em ensino médio;
  • Na pesquisa acadêmica, em nível de Especialização, Mestrado e Doutorado que possibilita a atuação docente e pedagógica no ensino superior;
  • Na área educacional, em processos educativos escolares e não-escolares, projetos e experiências educacionais, assistência pedagógico-didática a professores e alunos, organização do trabalho pedagógico e formulação de projetos educacionais, assim como planejamento, coordenação, execução e avaliação de programas e projetos desta mesma natureza;
  • Na área empresarial. Atualmente inúmeras empresas incluem o filósofo em seus quadros de funcionais, por sua capacidade crítica e formação ampla. Trata-se de empresas e consultorias empresariais dos mais variados segmentos, mas particularmente do meio cultural, como editoras, jornais, revistas, sites etc.
  • Na produção e difusão da cultura e do conhecimento em Organizações não Governamentais (ONGs) e iniciativas em geral.

Mercado de trabalho



A primeira grande possibilidade de atuação do profissional formado em Filosofia é a docência no Ensino Médio, que a partir de 2008, com a alteração do artigo 36 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tornou-se obrigatória em todo o território nacional. O profissional também é capacitado a organizar cursos , projetos, programas de atividades, instrumentos de acompanhamento e avaliação e projetos de estudo em instituições de ensino e pesquisa.

A Filosofia ainda permite as atividades de assessoria em áreas como política, ética, estética e científica, em âmbito legislativo, editorial, executivo e jurídico, curadoria artística, no terceiro setor e na cooperação internacional.

Inscreva-se