Inscreva-se


Curso Jornalismo

QUALIDADES

  • Curso pioneiro, tradicional e amplamente reconhecido pela qualidade dos profissionais formados que atuam em todo o mercado nacional. 
  • Conceito 4 no Enade e CPC / MEC 2015.
  • 3 Estrelas no Guia do Estudante Abril 2015.
  • 1º melhor curso da região de Ribeirão Preto – RUF 2015 (Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo).
  • Práticas integradas a conteúdos teóricos e laboratórios de jornalismo desde o início do curso.
  • Completa infraestrutura com laboratórios de informática (Plataforma Macintosh), redação, fotografia, rádio e televisão. 
  • Estúdio e Laboratório de TV com produção de programas e documentários exibidos na TV Unaerp – Canal 10 da NET.
  • Estúdio e Laboratório de Rádio com equipamentos digitais, softwares para captação, edição e pós-produção de áudio que permitem a prática de gravação, edição, locução, além de rádio ao vivo.
  • Rádio Unaerp Web, aberta aos alunos para produção e apresentação de programas.

PERFIL DO CURSO
Criado em 1974, o curso de Jornalismo da Unaerp possui infraestrutura completa, professores titulados, projetos práticos e de extensão que garantem todas as condições para a completa formação profissional. Com um currículo sintonizado com as atuais tendências do mercado, o curso forma jornalistas preparados para o desempenho crítico e criativo nas várias áreas. São profissionais aptos a produzir e interagir com os processos de comunicação, desde o tradicional impresso até às recentes mídias sociais e o jornalismo de convergência. Para isso, o curso oferece sólida formação humanística, conceitual e um amplo aprendizado técnico-profissional. Já nos primeiros semestres, o aluno tem disciplinas específicas e práticas, atuando em projetos de jornalismo impresso, agência de notícias, fotojornalismo, radiojornalismo e telejornalismo. O curso conta com o suporte da TV Unaerp, um canal universitário que veicula programas, documentários e reportagens produzidos pelos alunos; a Rádio Web com programação ao vivo realizada pelos estudantes; além de portal multimídia, jornal impresso e agência de notícias.

Matriz curricular

Disciplina

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

300 HORAS

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA

67 HORAS

CONCEITO E HISTÓRIA DO JORNALISMO E DA NOTÍCIA

67 HORAS

DESIGN GRÁFICO I

50 HORAS

DESIGN GRÁFICO II

50 HORAS









Disciplina

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

300 HORAS

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E IMPRENSA

67 HORAS

CONCEITO E HISTÓRIA DO JORNALISMO E DA NOTÍCIA

67 HORAS

DESIGN GRÁFICO I

50 HORAS

DESIGN GRÁFICO II

50 HORAS

DESIGN GRÁFICO III

50 HORAS

EMPREENDEDORISMO EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

80 HORAS

ESTUDOS FILOSÓFICOS

80 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

120 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

120 HORAS

ETICA E LEGISLAÇÃO JORNALÍSTICA

33 HORAS

FORMAÇÃO POLÍTICA E ECONÔMICA

80 HORAS

FOTOGRAFIA

33 HORAS

FOTOJORNALISMO I

50 HORAS

FOTOJORNALISMO II

33 HORAS

FUNDAMENTO DAS TEORIAS DA SIGNIFICAÇÃO

80 HORAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

80 HORAS

JORNALISMO ESPECIALIZADO

67 HORAS

MÍDIAS DIGITAIS

33 HORAS

OFICINA DE TEXTOS

67 HORAS

PESQUISA EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇAO EM JORNALISMO I

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇAO EM JORNALISMO II

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇAO EM JORNALISMO III

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇAO EM JORNALISMO IV

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇÃO EM JORNALISMO - PLATAFORMA DIGITAL

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇÃO EM RÁDIO

67 HORAS

PRODUÇÃO E EDIÇÃO EM TELEVISÃO

67 HORAS

PRODUÇÃO EM RÁDIO - PLATAFORMA DIGITAL

50 HORAS

PRODUÇÃO EM TV - PLATAFORMA DIGITAL

50 HORAS

PRÁTICAS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

80 HORAS

PSICOLOGIA E RELAÇÕES INTERPESSOAIS

80 HORAS

RADIOJORNALISMO I

67 HORAS

RADIOJORNALISMO II

67 HORAS

SOCIEDADE E CULTURA

67 HORAS

TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS

TELEJORNALISMO I

67 HORAS

TELEJORNALISMO II

67 HORAS

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I

33 HORAS

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II

33 HORAS

TEORIAS DO JORNALISMO

33 HORAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (TCC)

33 HORAS

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II (TCC)

33 HORAS

TÉCNICAS DE REDAÇÃO E REPORTAGEM

67 HORAS

TÓPICOS DE COMUNICAÇÃO E HUMANIDADES

33 HORAS

WEBDESING - PLATAFORMA DIGITAL

50 HORAS

ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

33 HORAS



Docentes

BRUNA FONTANELLI G. PERSICO
DOUTORA

CARMEN RITA MAURO CAGNO
MESTRE

CESAR LUIS MULATI
MESTRE

DANIELA PEREIRA TINCANI
DOUTORA

FLAVIA CORTESE MARTELLI
MESTRE

GERALDO JOSE SANTIAGO
MESTRE

GISLAINE MIRANDA QUAGLIO
MESTRE

MARILIA VALENCISE MAGRI
DOUTORA

NAIA SADI CAMARA
DOUTORA

RAFAEL MARTINS DOS REIS
MESTRE

SANDRA RITA MOLINA
DOUTORA

SERGIO VINICIUS DE LIMA GRANDE
DOUTOR

TANIA REGINA COSCI NASCIMENTO
MESTRE

WILSON FERREIRA COELHO
DOUTOR

Extensão e Práticas



O Curso encontra-se preparado para todas as atividades práticas de capacitação profissional, com laboratórios exclusivos - Editoração Eletr
nica, Rádio, TV, Fotografia e Rádio Unaerp -, que permanecem abertos aos alunos de segunda a sexta-feira, das 08h às 22h30, desde a 1ª etapa do curso.


  • Jornal do u00d4nibus - é um jornal laboratorial impresso que tem como público alvo os usuários do transporte coletivo de Ribeirão Preto. Existe há 28 anos, com quatro edições anuais, tiragem de 1.000 exemplares, distribuídos gratuitamente nos pontos de 
nibus.
  • O Repórter - jornal impresso, com tiragem de 800 exemplares, distribuídos nos bairros localizados no entorno da Universidade: Ribeirânia, Nova Ribeirânia e Castelo Branco.
  • Mural - jornal mural produzido pelos alunos da 2ª etapa. Seu objetivo é proporcionar a produção do primeiro texto jornalístico a ser publicado por seus estudantes. Conteúdo disponibilizado, também, no site do Curso de Jornalismo - jornalismounaerp.com.br.
  • AGE - Agência de Notícias On-line - projeto de aprendizado prático de jornalismo on-line, com as matérias publicadas no site do Curso de Jornalismo - jornalismounaerp.com.br, que podem ser reproduzidas gratuitamente pela imprensa, desde que cite a fonte e dê crédito ao aluno-repórter.
  • Lente Aberta - telejornal produzido pelos alunos, transmitido pela TV Unaerp, canal 10 - NET e disponibilizado nos sites do Curso de Jornalismo (jornalismounaerp.com.br) e da TV (http://tv.unaerp.br/). O objetivo é preparar o aluno para o mercado de trabalho, através da prática de produção de reportagens e prestar serviço à comunidade.
  • Projeto DOC - produção de jornalismo documental, com abordagem de temáticas sociais, culturais e históricas. Os documentários são veiculados na TV UNAERP, Canal 10-NET, pelo site http:// tv.unaerp.br, jornalismounaerp.com.br e redes sociais.
  • Jornalismo Digital - projeto como foco na prática do jornalismo digital, através da produção e distribuição de informação jornalística dentro de formatos e plataformas digitais e móveis. Prepará-lo para os desafios do jornalismo nos meios digitais, com a publicação de conteúdo produzido no Portal do Curso de Jornalismo, na internet: jornalismounaerp.com.br.
  • Doadores de Voz - projeto desenvolvido desde 1998, dedicado à gravação de livros para deficientes visuais, especialmente crianças e jovens. Os livros gravados são entregues à ADEVIRP - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e colocados à disposição de instituições que atuam com o público com deficiência visual.
  • Projeto Rádio e Frequência Universitária - tem como finalidade a iniciação à prática da comunicação no rádio e do radiojornalismo; informar e prestar serviço aos cidadãos, através do programa radiof
nico Frequência Universitária e programas planejados com diferentes conteúdos, como cultura, meio ambiente, educação, esportes e inclusão social. Produção e apresentação de programa de rádio ao vivo na Rádio UNAERP, que pode ser ouvida nos sites: jornalismounaerp.com.br e unaerp.br/comunicacao/. Ou no celular, com aplicativos para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Basta digitar Radio Unaerp e baixar gratuitamente. As atividades são compartilhas nas redes sociais.

Infraestrutura



Laboratório de áudio
É digitalizado e está equipado para produção, edição e pós-produção de reportagens, programas jornalísticos, jingles, spots, documentários, trilhas, entre outras peças de áudio. Possui computador com alto desempenho usando softwares Sony Sound Forge Pro, que além de gravar na sua interface, traz excelentes ferramentas de masterização. Na mesma linha é usado o Sony Vegas Pro, que além das ferramentas atreladas ao Sound Forge Pro, permite a gravação em várias faixas simultaneamente. Para gravação dentro do estúdio, microfones AKG C-4000b Condensador e fones de ouvidos. Estes equipamentos estão interligados à uma mesa de som Analógica com 24 canais, sendo 14 de efeitos, juntamente com periféricos: Vitrola, Tape toca-fitas e rádio. Amplificadores, retorno, box de trilhas e feitos, volumes I, II, III, IV, V e VI de 1997, gravadores Linear PCM Recorder e Gravadores Digital TKL .

Laboratório de Vídeo
Espaço para aulas práticas. Operando com captação e edição de vídeo, o laboratório possui câmeras e ilhas de edição digitais, sala de projeção de vídeo e estúdio de gravação. Esses laboratórios atendem às aulas das disciplinas de Telejornalismo. Além dos horários de aula, os trabalhos de edição e gravação de imagens extraclasse são desenvolvidos por uma equipe técnica junto com os alunos. Faz parte da política de uso do laboratório, o deslocamento de equipes de gravação, com carro de reportagem próprio do Laboratório. O laboratório de vídeo atende também projetos didáticos diversos e atividades de extensão como os Projetos do telejornal Lente Aberta, o TVT - entrevista de estúdio e o Projeto DOC. Algumas produções desenvolvidas em aulas no Laboratório de Vídeo são veiculadas na TV Unaerp, canal 10 - NET , no site da TV: tv.unaerp.br e nas redes sociais.

Equipamentos:
Ilha de vídeo 1:

  • Ilha de edição de última geração: Core i7, 16 Gb. SSD 180 GB, HD 2TB, placa de vídeo NVIDIA GeForce GTS 450
  • Pacote Adobe Production Premium CS6 para editar em alta definição
  • 2 monitores de 19 polegadas
  • 2 caixas de som
  • 1 amplificador
  • 1 televisão
  • 1 vídeo cassete digital de alta definição
  • 1 gravador de Blu-Ray
  • 1 receptor
  • 1 mesa com 10 lugares
  • 1 mesa trapezoidal
  • 20 cadeiras.
  • 1 computador para uso dos alunos; Core i3, 8GB, HD
  • 1 Ar-condicionado

Ilha de vídeo 2:

  • Ilha de edição Core i3, HD 1,5GB, 4 GB de RAM
  • Pacote Adobe Production Premium CS3 para editar em alta definição
  • 2 monitores de 19 polegadas
  • 2 caixas de som Beringer B2030P
  • 1 amplificador Unic AC800
  • 1 televisão
  • 1 vídeo cassete digital
  • 1 Gravador de DVD
  • 1 mesa com 10 lugares
  • 1 Ar-condicionado

Estúdio de Vídeo:
  • 1 Mesa de Iluminação
  • 1 Dimmer Energy DCP Eletronics
  • 2 Amplificador
  • 4 Caixa de som modelo médio-agudo
  • 1 Vídeo Cassete Mini-DV
  • 1 Câmera Filmadora, modelo HDV-Z5
  • 1 Câmera Filmadora, modelo DSRPD170
  • 1 Câmera filmadora, modelo GY-DV500
  • 1 Computador Dual Core para teleprompter
  • 1 Monitor de computador, modelo Multiscan100SF
  • 1 Tripé, modelo 80 c/ estrela
  • 2 Tripés grandes
  • 3 Tripés médios
  • 1 Mesa de som, modelo CSM-16R
  • 1 Mesa de corte, modelo SE800DV
  • 1 Monitor de vídeo, modelo TM-AI3SU
  • 3 Fones de ouvido, modelo SHR-M1
  • 1 Microfone tipo Boom com suporte
  • 1 Microfone de lapela sem fio, modelo VP3-CV
  • 1 Microfone de mão sem fio, modelo VP3- CQ
  • 1 Microfone de mão sem fio, modelo:EW-100
  • 3 Spots de iluminação de chão, modelo Ultralight 1000w
  • 3 Spots de iluminação de chão pequenos 500w
  • 1 Iluminação portátil Sun Gun
  • Revestimento do Estúdio de Vídeo Carpete e Sonex (revestimento acústico)


Laboratório de Fotografia
O laboratório de Fotografia possui máquinas fotográficas digitais, computador com configuração para o tratamento e manipulação de imagem, leitores de cartão, scanner, impressora e mídias em diferentes formatos. O estúdio fotográfico para produção digital contém 1 CPU WISE com Windows 7 Ultimate, Word, Exel e internet.

EQUIPAMENTOS - (sala)
  • Amplificador
  • Caixas de som passiva pretas
  • Projetor
  • Tripé
  • Iluminações
  • Spots Digiliht
  • Iluminação direta


EQUIPAMENTOS (Conjuntos de câmeras)
1
  • Lente 24-105mm
  • Corpo EOS 5D MARK III
  • Bateria original
  • Carregador
  • Cartão SD 16GB CLASSE 4
  • Cabo de dados
  • Parasol
2
  • Corpo T5i REBEL
  • Lente 75-300mm
  • Lente 18-55mm
  • Flash
  • Carregador
  • Adaptadores de cartão SD
  • Cartão SD 16GB CLASSE 4
  • Bateria original
  • Capinhas de bateria extra
  • Cabo de dados
  • Filtro de lentes
3
  • Corpo T5i REBEL
  • Lente 18-55mm
  • Cartão SD 16GB CLASSE 4
  • Bateria original
  • Cabo de dados
4
  • Corpo Txi
  • Lente 18-55mm
  • Cartão SD 4GB 133x20mb's
  • Baterias originais
  • Cabo de dados
  • Carregador + bateria pequena
  • Grip de bateria


LECOGRAF - Laboratório de Editoração Eletr
nica e Computação Gráfica
Está estruturado para atender as aulas práticas, projetos práticos e atividades de extensão. Trabalhando com tecnologia adequada à produção em comunicação, o Lecograf utiliza plataforma Macintosh com computadores ligados em rede e acesso à internet. É um espaço de aprendizagem onde os estudantes redigem pautas e matérias jornalísticas para os projetos: Jornal Mural, Projeto Tablet, AGE-Agência Unaerp de Notícias, o Jornal do u00d4nibus, Portal de Notícias e dá suporte a outros projetos laboratoriais do Curso de Jornalismo

Equipamentos:
Laboratório:
  • 2 mac mini's versão OSX 10.6.8
  • Pacote adobe cs4
  • Libre Office
  • Internet
  • 1 mac mini's versão OSX 10.5.8 (SERVIDOR)
  • Pacote adobe cs4
  • Libre Office
  • Internet
  • 2 impressoras toner (uma colorida e outra scanner e copiadora)

Laboratório 1H - Sala de aula
  • 16 mac mini's versão OSX 10.8.5
  • Pacote adobe cs6
  • Libre Office
  • Internet
  • 1 projetor multimidia + tela de projeção

Laboratório 3H - Sala de aula
  • 15 mac mini's versão OSX 10.4.11
  • Corel Draw 11
  • Libre Office
  • Internet
  • 1 projetor multimidia + tela de projeção

Laboratório 5H - Sala de aula
  • 17 mac mini's versão OSX 10.6.8
  • Pacote adobe cs4
  • Libre Office
  • Internet
  • 1 projetor multimidia + tela de projeção

SALA 4H - Sala de aula
  • 07 CPU's
  • Windows XP Professional
  • Word, Exel e Internet
  • Tela de projeção


Agência escola e Instituto de pesquisa - CIC/RG
  • 1 CPU CORE i3
  • 1 CPU com WINDOWS XP PROFESSIONAL
  • 1 CPU com WINDOWS XP PROFESSIONAL
  • WORD, EXEL E INTERNET
  • 1 "MINI BIBLIOTECA"

Mensalidade/Semestralidade



Sistema de pagamento da semestralidade
A Unaerp adota o sistema de créditos e sua matrícula é por disciplina para os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias). Assim, a semestralidade é calculada de acordo com a quantidade de disciplinas - e seus respectivos créditos - que o aluno cursa em cada semestre, sendo que cada disciplina corresponde a um certo número e tipo de crédito. O número de créditos de cada disciplina multiplicado pelo valor do crédito resulta no valor total da semestralidade. Esse valor total é dividido em parcelas mensais, conforme normas contratuais, resultando na mensalidade. Com esse sistema, o aluno pode optar por administrar o número de disciplinas a cursar e, consequentemente, administrar também o valor da mensalidade, de acordo com sua disponibilidade financeira, com exceção da primeira etapa do curso na qual a matrícula deve ser feita na grade completa, vedada a exclusão voluntária de créditos. Também devem ser respeitadas as orientações de pré-requisitos e seriação de conteúdos previstas no projeto pedagógico do seu curso.

Classificação e valor dos créditos
Os créditos são classificados em quatro tipos diferentes, de acordo com as especificidades da matriz curricular do curso. São os seguintes os tipos de créditos:
CT - Crédito Teórico
CP - Crédito Prático
CE - Crédito Específico
C EAD - Crédito EAD
Obs. O valor de cada tipo de crédito pode ser consultado no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Pagamento
As parcelas mensais são pagas por boletos bancários e vencem no quinto dia útil de cada mês, tendo a possibilidade do desconto pontualidade se pagas até à data de seu vencimento.
Parcelas em atraso são acrescidas de juros de 1% ao mês, mais multa moratória de 2%.
Os boletos bancários para pagamento são disponibilizados aos alunos por e-mail e também estão disponíveis no link ALUNOS (portal www.unaerp.br) e no Setor Financeiro da Unaerp.

Informações
Esclarecimentos, cálculos, valores e outras informações mais completas sobre mensalidades podem ser obtidos na secretaria dos cursos, no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.
.

Inscreva-se