Inscreva-se


Licenciatura em Música

QUALIDADES

  • Sólida tradição no ensino de música desde 1968.
  • 2º melhor curso de Licenciatura em Música do Brasil, entre todas as instituições avaliadas (públicas e particulares) pelo IGC MEC 2014.
  • Conceito 4 no MEC 2014.
  • Projetos de extensão abertos à comunidade e projetos interdisciplinares com outros cursos da Universidade.
  • Laboratório com sala de computadores equipados com softwares aplicados à música.
  • Estágios na rede de ensino pública e privada de ensino e em projetos de prefeituras de Ribeirão Preto e região.
  • Oficinas de canto e de jingles gratuitas abertas à comunidade.
  • Projeto interdisciplinar com o curso de Publicidade e Propaganda para a realização de atividades de planejamento, estratégias de criação, técnicas de produção de jingle e trilha musical para rádio e meios audiovisuais e digitais.

PERFIL DO CURSO
O curso de Licenciatura em Música da Unaerp forma educadores musicais, músicos e produtores culturais. O mercado de trabalho é amplo e o  profissional pode atuar em escolas de educação infantil, ensino fundamental e médio, escolas livres de música, conservatórios, oficinas culturais, entre outros espaços que promovem música como ferramenta educacional e cultural. Além de o curso focar a formação de professores, também oferece sólida formação musical para que possa atuar em bandas e conjuntos musicais, realizar composições, arranjos e elaborar trilhas sonoras. Esse profissional poderá atuar como instrumentista, realizar apresentações musicais, em grupos ou solo, podendo também atuar em agências culturais e de desenvolvimento de pesquisas no campo da música e educação musical. O profissional de Música formado pela Universidade tem perfil socialmente crítico, sensibilidade artística e estética e competência para atuar nas dimensões artísticas, culturais, sociais, científicas e tecnológicas inerentes à área. O domínio dos fundamentos da música, conhecimento amplo de sua história e de suas principais manifestações em diversas culturas, principalmente a nacional e conhecimento de metodologias de ensino completam a formação. 

Matriz curricular

Disciplina

ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I

33 HORAS

ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II

33 HORAS

APRECIAÇÃO MUSICAL

33 HORAS

ARRANJO I

33 HORAS

ARRANJO II

33 HORAS









Disciplina

ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I

33 HORAS

ANÁLISE E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II

33 HORAS

APRECIAÇÃO MUSICAL

33 HORAS

ARRANJO I

33 HORAS

ARRANJO II

33 HORAS

ASPECTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

80 HORAS

ASPECTOS PSICOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

80 HORAS

ASPECTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

80 HORAS

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

300 HORAS

ATIVIDADES LÚDICAS EM EDUCAÇÃO MUSICAL

33 HORAS

ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO

33 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS I

50 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS II

50 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS III

50 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS IV

50 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS V

100 HORAS

ATIVIDADES PRÁTICAS VI

100 HORAS

COMPOSIÇÃO PEDAGÓGICA I

33 HORAS

COMPOSIÇÃO PEDAGÓGICA II

33 HORAS

CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTO E ORGANOLOGIA

33 HORAS

CORO E REGÊNCIA I

33 HORAS

CORO E REGÊNCIA II

33 HORAS

CORO E REGÊNCIA III

33 HORAS

DIDÁTICA

33 HORAS

DIDÁTICA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

33 HORAS

ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS

80 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

134 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

133 HORAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

133 HORAS

ETNOMUSICOLOGIA

33 HORAS

FILOSOFIA ESTÉTICA MUSICAL

33 HORAS

FLAUTA DOCE E VIOLÃO

33 HORAS

FLAUTA DOCE E VIOLÃO II

33 HORAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO

80 HORAS

HARMONIA

33 HORAS

HARMONIA I

33 HORAS

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I

33 HORAS

HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II

33 HORAS

HISTÓRIA DA MÚSICA I

33 HORAS

HISTÓRIA DA MÚSICA II

33 HORAS

INICIAÇÃO A PESQUISA

40 HORAS

LIBRAS

40 HORAS

MUSICOTERAPIA E EDUCAÇÃO MUSICAL INCLUSIVA

33 HORAS

MÚSICA E TECNOLOGIA I

33 HORAS

MÚSICA E TECNOLOGIA II

33 HORAS

PEDAGOGIA MUSICAL I

33 HORAS

PEDAGOGIA MUSICAL II

33 HORAS

PEDAGOGIA MUSICAL III

33 HORAS

PERCEPÇÃO I

33 HORAS

PERCEPÇÃO II

33 HORAS

PERCUSSÃO I

33 HORAS

PERCUSSÃO II

33 HORAS

PIANO EM GRUPO I

33 HORAS

PIANO EM GRUPO II

33 HORAS

POLÍTICA EDUCACIONAL E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

40 HORAS

PRÁTICA, LEITURA,INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

80 HORAS

TCC

33 HORAS

TEORIA I

33 HORAS

TEORIA II

33 HORAS



Docentes

ALESSANDRA REGINA DOS SANTOS
MESTRE

ALEXANDRA DE SOUZA MELO
DOUTORA
Enfermeira
Currículo
Na Unaerp desde Agosto/2002

ANA PAULA DO CARMO M. FERRAZ
DOUTORA

ARMANDO F. BUGALHO FILHO
ESPECIALISTA

BRUNA FONTANELLI G. PERSICO
DOUTORA

ÉRIKA DE ANDRADE SILVA
MESTRE

FERNANDA SAVIANI ZEOTI
DOUTORA

GISELE LAURA HADDAD
MESTRE

JOÃO BATISTA MAGIONI
ESPECIALISTA

JOÃO FERNANDO ARAUJO
MESTRE

JULIANA CARDOSO DE MELO ROCHA
MESTRE

LUCAS EDUARDO DA SILVA
DOUTOR

MARCELO DO VAL TOLEDO PRADO
ESPECIALISTA

MARILIA VALENCISE MAGRI
DOUTORA
BACHAREL EM LINGUÍSTICA
Currículo
Na Unaerp desde FEVEREIRO/2015

SAMILA BERNARDI DO VALE
DOUTORA

TEREZA CRISTINA MODÉ ANGELOTTI
ESPECIALISTA

WILSON FERREIRA COELHO
DOUTOR

Pesquisa




  • Profa. Me. Erika de Andrade Silva - atualmente trabalha como docente e coordenadora do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade de Ribeirão Preto, orientando trabalhos de conclusão de curso. Participou do Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical ABEM - apresentando trabalho intitulado: "O despertar do músico para educação musical: limitações e expectativas de sua atuação na sociedade". A pesquisa foi desenvolvida com formandos e egressos do curso de Licenciatura em Música da UNAERP. Conic 2011 - Apresentação de Painel intitulado Mario Feres: história de vida e obra de um músico-educador. Professor convidado em diversas Semanas da Música colaborou durante seus poucos anos de vida para a formação dos nossos estudantes.

  • Prof. Me. Lucas Eduardo da Silva - O docente apresenta frequentemente o resultado de suas pesquisas para os discentes e docentes, incentivando a participação de alunos e dialogando a respeito da importância da pesquisa científica para a formação acadêmica e profissional. Atualmente trabalha como docente do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade de Ribeirão Preto, orientando trabalhos de conclusão de curso. RICCIARDI, Rubens Russomano ; SILVA, Lucas Eduardo da ; CIPRIANO, Luis Alberto G. . Nacionalismo e Neofolclorismo em Villa-Lobos. In: ANPPOM, 2011, Uberlândia-MG. XXI Congresso da ANPPOM 2011, 2011. v. 21. E SILVA, Lucas Eduardo da ; RICCIARDI, Rubens Russomano ; CIPRIANO, Luis Alberto G. . Nacionalismo e Neofolclorismo. In: I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA (UFG), 2011, Pirenópolis-GO. I SIMPÓSIO NACIONAL DE MUSICOLOGIA (UFG), 2011. Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical ABEM .

  • Profa. Ms. Gisele Laura Haddad - É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado "Musicologia Histórica Brasileira". Atualmente trabalha como docente do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade de Ribeirão Preto, orientando trabalhos de conclusão de curso. Arquivista assistente da Orquestra Sinf
nica de Ribeirão Preto (OSRP) e atua na pesquisa, recuperação, limpeza e organização do acervo histórico desta instituição. Entre setembro de 2009 e dezembro de 2010, trabalhou na cobertura fotográfica e edição de textos para a revista Movimento Vivace (veículo divulgação oficial da OSRP).

Extensão




Projetos de extensão gratuitos e abertos à comunidade:

  • Oficina de voz
  • Oficina de trilha sonora e jingle
  • Tópicos especiais em música

Programas Permanentes
  • Semana da Música: A Semana da Música da Unaerp é um evento que acontece todos os anos com o objetivo de apresentar aos universitários e à população em geral o que vem sendo produzido pelos melhores artistas da região, tanto na área de performance, composição e improvisação musical, quanto na área da Educação Musical. A programação é ampla e diversificada. São palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de músicos e educadores musicais, luthiers, regentes, arranjadores, compositores, grupos de várias formações e gêneros.
  • Mostra Folclórica: Em comemoração ao Dia do Folclore, próximo ao dia 22/08, é realizada a Mostra Folclórica, onde alunos e professores apresentam à comunidade um pouco do folclore brasileiro e da cultura popular, caipira, através de músicas, lendas, repentes, exposição de instrumentos, parlendas e brincadeiras. Compartilhamos momentos de integração, conhecimento, revivendo a infância, através dos sons, dos saberes e sabores que fazem do Brasil, um país extremamente rico.
  • Cursos Livres: Os cursos livres fazem parte de um projeto de extensão que visa a aproximação da comunidade interna e externa com o curso de Música, através de aulas de instrumento e canto, promovendo atividades culturais e artísticas no campus de Ribeirão Preto. Atende-se desde bebês até a melhor idade, onde os alunos realizam aulas de música com docentes da graduação de forma individual ou coletiva. Cursos de Musicalização infantil, prática de conjunto, música pré-vestibular. Instrumentos: bateria, piano, violão, guitarra, técnica vocal, flauta transversal, flauta doce, percussão, contrabaixo, viola, entre outros.
  • Oficinas de Música: O curso mantém o projeto Oficina de Música, dividido em três modalidades: Oficina de Voz, Tópicos Especiais em Música, Trilhas Sonoras e Jingles. Funcionam como espaços para atuação dos alunos do curso como professores, arranjadores e compositores, além de desenvolverem projetos artísticos, culturais e pesquisas científicas. É aberto aos alunos e funcionários da Unaerp e a comunidade em geral, priorizando os que não têm acesso ao ensino particular de música. Os participantes da Oficina de Voz realizam no final do semestre, apresentações em espaços como lar de idosos, instituições de adolescentes em situação de risco, hospitais, entre outros, compartilhando o trabalho desenvolvido com a comunidade.

Infraestrutura




  • Laboratório com computador e softwares aplicados à música;
  • Salas de aula com piano;
  • Salas de observação;
  • Salas para estudo individual e coletivo;
  • Estúdio para ensaios e prática de banda;
  • Teatro Bassano Vaccarini equipado com piano de cauda, sistema de som e recursos tecnológicos;
  • Estúdio para gravação.

Mensalidade/Semestralidade



Sistema de pagamento da semestralidade
A Unaerp adota o sistema de créditos e sua matrícula é por disciplina para os cursos de Graduação (Bacharelados, Licenciaturas e Tecnologias). Assim, a semestralidade é calculada de acordo com a quantidade de disciplinas - e seus respectivos créditos - que o aluno cursa em cada semestre, sendo que cada disciplina corresponde a um certo número e tipo de crédito. O número de créditos de cada disciplina multiplicado pelo valor do crédito resulta no valor total da semestralidade. Esse valor total é dividido em parcelas mensais, conforme normas contratuais, resultando na mensalidade. Com esse sistema, o aluno pode optar por administrar o número de disciplinas a cursar e, consequentemente, administrar também o valor da mensalidade, de acordo com sua disponibilidade financeira, com exceção da primeira etapa do curso na qual a matrícula deve ser feita na grade completa, vedada a exclusão voluntária de créditos. Também devem ser respeitadas as orientações de pré-requisitos e seriação de conteúdos previstas no projeto pedagógico do seu curso.

Classificação e valor dos créditos
Os créditos são classificados em quatro tipos diferentes, de acordo com as especificidades da matriz curricular do curso. São os seguintes os tipos de créditos:
CT - Crédito Teórico
CP - Crédito Prático
CE - Crédito Específico
C EAD - Crédito EAD
Obs. O valor de cada tipo de crédito pode ser consultado no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Pagamento
As parcelas mensais são pagas por boletos bancários e vencem no quinto dia útil de cada mês, tendo a possibilidade do desconto pontualidade se pagas até à data de seu vencimento.
Parcelas em atraso são acrescidas de juros de 1% ao mês, mais multa moratória de 2%.
Os boletos bancários para pagamento são disponibilizados aos alunos por e-mail e também estão disponíveis no link ALUNOS (portal www.unaerp.br) e no Setor Financeiro da Unaerp.

Informações
Esclarecimentos, cálculos, valores e outras informações mais completas sobre mensalidades podem ser obtidos na secretaria dos cursos, no Setor Financeiro ou no Setor de Multiatendimento.

Inscreva-se


Voltar