Inscreva-se


Biotecnologia

Programa avaliado com nota 4 pela Capes/MEC

  • O curso é recomendado pelo Conselho de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e faz parte do grupo de excelência na área de Biotecnologia;
  • O corpo docente é composto por professores doutores formados nas principais Universidades do país e do exterior, com comprovada experiência em suas áreas de atuação;
  • O programa conta com bolsas e financiamentos dos principais órgãos de fomento.

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Unaerp é destinado à formação de profissionais com domínio em tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de processos e de produtos biotecnológicos de uso estratégico na agroindústria, indústrias farmacêutica, química e biomédica. Esse programa está estruturado para receber graduados e mestres nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Agrárias, Engenharias e Tecnologias, como biólogos, biotecnólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, químicos, agr
ônomos, veterinários, engenheiros, matemáticos, analistas de sistemas e profissões correlatas.

Processo de Seleção



A inscrição pode ser efetuada via internet ou pessoalmente na Divisão de Pós-Graduação da Unaerp.

  

Documentos para Inscrição

  • Ficha de inscrição online devidamente preenchida, impressa, assinada e enviada via correio;
  • Certificado de Conclusão de Curso Superior - fotocópia frente e verso (ou declaração da situação de concluinte do curso de graduação);
  • Certificado de Conclusão de Mestrado (para o doutorado);
  • Histórico Escolar do último nível cursado;
  • Fotocópia da Cédula de Identidade, Titulo de Eleitor, CPF, Comprovante de quitação do Serviço Militar e Certidão de Nascimento;
  • Currículo Lattes atualizado (documentado) ou Currículum Vitae (documentado);
  • 1 Foto 3x4;
  • Entrega de Termo de Comprometimento devidamente assinado pelo candidato, comprometendo-se a destinar jornada adequada (horas semanais) para realização do curso de Mestrado/Doutorado;
  • Pré-projeto de tese de doutorado (candidato ao doutorado).
  • Valor da taxa de inscrição Mestrado: R$ 60,00
  • Valor da taxa de inscrição Doutorado: R$ 80,00
Obs.: as cópias dos documentos precisam ser autenticadas.

O processo seletivo constará de duas fases:
Mestrado
FASE: Prova de Conhecimento Específico.
FASE: Entrevista

Doutorado
FASE: Verificação da documentação exigida.
FASE: Entrevista e Avaliação do Pré-projeto e Currículo

Inscrições 
Na inscrição via internet os interessados deverão preencher todos os dados contidos no formulário de inscrição online e o mesmo deverá ser impresso, assinado e enviado via correio juntamente com a documentação solicitada no edital e obedecendo o prazo estipulado para a entrega dos mesmos. Ressalta-se que no momento da realização da inscrição será gerado o boleto para pagamento e somente haverá confirmação da mesma após o pagamento da taxa. A inscrição também pode ser efetuada pessoalmente na Divisão de Pós-Graduação da UNAERP (Sala nº 9 - Bloco A).

Endereço para Correspondência:
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP
Divisão de Pós-Graduação - a/c Joana/Patrícia
Av. Costábile Romano, 2201 - Ribeirânia
14096-900 - Ribeirão Preto - SP

Contato da Coordenação:
Profa. Dra. Suzelei de Castro França - sfranca@unaerp.br
Secretaria: (16) 3603-6774/7010 - jvieira@unaerp.br / pmachado@unaerp.br

Áreas de Concentração



1 - Biotecnologia Aplicada à Saúde (Mestrado e Doutorado)

1.1 - Bioprospecção, cultivo in vitro e biologia molecular
1.2 - Farmacologia, Toxicologia e Controle de Qualidade de Biomoléculas
1.3 - Genômica Funcional

2 - Biotecnologia Aplicada à Agroindústria e ao Meio Ambiente (Mestrado)

2.1 - Preservação e Uso Sustentável dos Recursos Genéticos
2.2 - Processos Biotecnológicos Industriais
2.3 - Genômica Funcional

As áreas de concentração e linhas de pesquisa abrangem projetos para o desenvolvimento de produtos e processos tais como:

  • Validação de fitomedicamentos
  • Monitoramento químico da produção de moléculas bioativas de plantas e microorganismos
  • Toxinas e inibidores de toxinas de animais e plantas
  • Micropropagação de plantas isentas de fitopatógenos para uso agrícola e recuperação de áreas degradadas
  • Desenvolvimento de métodos de diagnose e controle de doenças de plantas
  • Processos fermentativos para a produção de biofertilizantes e fitomedicamentos
  • Desenvolvimento de sistemas computacionais para uso agroindustrial, farmacêutico e biomédico

Convênios e Bolsas



O Mestrado e o Doutorado em Biotecnologia tem o apoio financeiro da Unaerp, de agências de fomento do governo estadual (FAPESP - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do governo federal (CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos) e de empresas privadas. O apoio de agências de fomento destina-se a projetos de pesquisa e bolsa de estudos. Para maiores informação sobre bolsas de estudos, o interessado deverá acessar os seguintes endereços eletrônicos: www.fapesp.br, www.capes.gov.br, www.cnpq.brwww.finep.gov.br.

Atualmente, a Unaerp possui 12 cotas de bolsas PROSUP/CAPES distribuídas atualmente entre os três programas de mestrado acadêmico. O Regulamento destas bolsas está disponibilizado em FORMULÁRIOS e DOCUMENTOS. Ressaltamos que estas agências de fomento têm datas e prazos definidos para solicitação de bolsas e auxílios. Empresas do setor privado que tenham interesse em financiar projetos e bolsas para alunos regularmente matriculados no programa devem entrar em contato com a coordenação do Programa em Biotecnologia.

Disciplinas



Biodiversidade (02C-30h)
Docente: Bianca Waleria Bertoni
Ementa: Esta disciplina tem por objetivo abordar técnicas e metodologias de preservação da biodiversidade, noções de quimiossistemática, métodos de detecção de variabilidade genética, bem como introduzir noções de educação ambiental.

Bioética, Biossegurança e Gestão em Pesquisa (02C-30h)
Docente Convidado
Ementa: Introdução à bioética e biossegurança. Ética na pesquisa com seres humanos, ética na pesquisa com animais experimentais e ética ambiental. Gestão da propriedade intelectual. Legislação em saúde e ambiental.

BioInformática (02C-30h)
Docente: Milton Faria Junior
Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos de bioinformática através do fornecimento de fundamentos sobre Banco de dados genômicos e ferramentas de bioinformática e pipelines.

Biotecnologia Ambiental (02C-30h)
Docente: Suzelei de Castro França
Ementa: Esta disciplina enfoca o uso de estratégias utilizadas na recuperação de áreas degradadas, desenvolvendo e abordando a capacidade do aluno para a busca de soluções na preservação do meio ambiente. Processos biológicos de transformação de resíduos. Tratamentos aeróbios e anaeróbios. Remediação biológica utilizando microrganismos e plantas. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos.

Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos (02C-30h)
Ementa: Ação de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade química, farmacológica e microbiológica, compreendendo os insumos e todo o ciclo de produção de medicamentos, cosméticos, biofertilizantes e outros produtos biotecnológicos. Métodos de avaliação de características físicas e físico-químicas dos produtos intermediários (extratos) e final. Perfil biofarmacêutico. Elaboração de formas farmacêuticas integrando plantas validadas ao arsenal de ativos biológico.

Diagnóstico e Terapia Molecular (02C-30h)
Docente: Mozart de Azevedo Marins
Ementa: Aplicação de métodos de biologia molecular para diagnóstico de doenças em humanos, animais e plantas, e também para terapia gênica. Doenças degenerativas.

Elementos de Estatística para Delineamento Experimental (02C-30h)
Docente: Milton Faria Junior
Ementa: Preparar o aluno para as áreas de planejamento de experimentos e estatística experimental através do fornecimento de fundamentos sobre probabilidade e estatística. Introdução à Bio-estatística. Estudo de caso com atendimento individualizado. Desenho de estudos observacionais e delineamentos experimentais. Amostragem de uma população, erros, vícios. Estatística descritiva, ROL, Gráficos. Aulas usando o Excel (Lab.). Medidas de posição. Medidas de variabilidade ou dispersão. Distribuições de Probabilidade. ROC análise.

Ensaios de Bioatividade in vitro e in vivo (04C-60h)
Docente: Lucélio Bernardes Couto
Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológicos de interesse econô
mico. Sistemas microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbianos.

Estágio Docência Supervisionado I (02C-30h) - Mestrado
Ementa: Aprendizagem em ministrar aulas didáticas/pedagógicas. Envolvimento em ensino à distância e PBL. Acompanhamentos na elaboração de material didático teórico e prático, grupo de discussão, plantões de dúvidas e seminários.

Estágio Indústrial Supervisionado (04C-60h) - Doutorado
Ementa: Disciplina realizada em indústria voltada à pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores. Escopo e temática diversificados definidos em conjunto pelo orientador e supervisor na indústria. Objetiva-se estimular a absorção de doutores na indústria.

Fitoterapia I (02C-30h)
Docente: Ana Maria Soares Pereira
O propósito desta disciplina é levar ao conhecimento do corpo discente a importância da fitoterapia e dos fitoterápicos no tratatamento e prevenção das principais doênças que atingem a humanidade. Divulgar os principais avanços na área de produção de medicamentos fitoterápicos.

Fitoterapia II (02C-30h)
Docente: Ana Maria Soares Pereira
O propósito desta disciplina é levar ao conhecimento do corpo discente a ação terapêutica das plantas medicinais sobre os diferentes sistemas orgânicos, considerando uma abordagem fisiopatológica e terapêutica.

Genética e Metabolismo Microbiano (03C-45h)
Docentes: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lúcia Fachin
Ementa: Técnicas clássicas e modernas de genética microbiana e sua utilização em processos biotecnológicos de interesse econô
mico. Sistemas e regulação de microbianos, sua adaptabilidade metabólica à mudanças das condições ambientais. Expressão gênica dos processos metabólicos microbiano.

Genômica e Proteômica (Genômica e Biologia Molecular Avançadas) (2C-30h)
Docentes: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
Ementa: Construção de bibliotecas, genômica e de ESTs. Métodos de isolamento de genes. Métodos de avaliação da expressão gênica, Macro e microarrays. Eletroforese bidimensional, espectrometria de massa na identificação de proteínas.

Interação Planta-Microrganismos-Insetos (02C-30h)
Docentes: Ana Lucia Fachin e Sonia Marli Zingaretti di Mauro
Ementa: A disciplina aborda temas como a fitopatologia, que consiste em uma das principais causas das perdas agrícolas. Além do estudo de interações simbióticas, associações entre plantas e microrganismos nas quais os organismos são beneficiados, tais como fungos e bactérias endofíticas, bactérias fixadoras de nitrogênio, micorrizas. O curso também abrange a utilização prática desses organismos na biotecnologia.

Introdução à Biotecnologia (02C-30h)
Docentes: Sonia Marli Zingaretti di Mauro e Ana Lucia Fachin
Ementa: Conceito, perspectiva e aplicação. Materiais, metodologias e técnicas aplicadas em processos biotecnológicos. Aspectos de segurança químicos e biológicos, sociais e éticos em biotecnologia. Visitas aos laboratórios da unidade para interação dos alunos e sua familiarização com os diferentes projetos em execução.

Manipulação Genética e Bioquímica da Produção de MS (04C-60h)
Docentes: Miriam Verginia Lourenço e Suzelei de Castro França
Ementa: Métodos estratégicos, com o uso de vetores de inserção de material genético no genoma das plantas, para a indução da expressão de genes que regulam a produção de metabólitos de interesse. Co-cultivo de células e estimuladores biológicos ou químicos mimetizando situações de estresse ambiental a que são submetidas as células de plantas, propiciando a produção de substâncias bioativas.

Metodologia de Pesquisa Científica (02C-30h)
Docente: Ana Maria Soares Pereira
Ementa: Planejamento experimental. Redação científica para elaboração de projetos, relatórios, dissertações, teses e publicações. Levantamento de produção e dados bibliográficos em bibliotecas e base on-line.

Métodos Bioquímicos (03C-45h)
Docente: René de Oliveira Beleboni
Ementa: O curso, através de seu programa teórico-prático, destina-se ao aprofundamento de conceitos bioquímicos, enfocando particularmente as principais classes de biomoléculas, descrevendo suas propriedades físico-químicas, suas funções orgânicas e relações metabólicas. Neste contexto, serão priorizadas as metodologias científicas utilizadas na pesquisa sistemática de tais compostos de origem animal e vegetal.

Métodos de Extração e Purificação de Biomoléculas (04C-60h)
Ementa: Processos de extração e purificação de biomoléculas, abordando aspectos físicos-químicos e técnicas fundamentais. Aplicação de técnicas cromatográficas de análises de biomoléculas, empregando metodologias de purificação, identificação e quantificação. Aplicação de cromatografia líquida e gasosa.

Métodos Instrumentais Avançados (04C-60h)
Docente: Carlos Eduardo Saraiva Miranda
Ementa: Métodos avançados de análise instrumental aplicada à detecção e quantificação de compostos orgânicos e inorgânicos visando aplicações biotecnológicas. O propósito desta disciplina é enfatizar as principais técnicas cromatográficas e espectroscópicas utilizadas na detecção e identificação estrutural abordando os métodos mais significativos para a análise de vários tipos de substâncias.

Processos Biotecnológicos (04C-60h)
Ementa: Caracterização física de diferentes processos fermentativos. Conceitos fundamentais associados ao crescimento microbiano. Potencialidades dos processos fermentativos para gerar produtos biotecnológicos. Sistemas automáticos para o controle e monitoramento de bioprocessos.

Química de Produtos Naturais (03C-45h)
Ementa: Introdução ao metabolismo de biomoléculas. Estudo das principais classes de compostos orgânicos encontrados em plantas superiores e microrganismos, abordando as principais sequências metabólicas para sua formação, quimiossistemática, síntese e a correlação estrutura-atividade biológica.

Seminários de Pesquisa I e II (02C-30h) - Mestrado
Ementa: Utilização de instrumental metodológico básico para pesquisa, com inovações tecnológicas de buscas on-line, para o conhecimento científico e a informação sobre temas da atualidade. Apresentações de linhas e projetos de pesquisa pelos orientadores do programa. Apresentações de projetos de pesquisa e prévias de dissertações de discentes do programa. Apresentações de temas relevantes à Biotecnologia por pesquisadores visitantes.

Seminários de Pesquisa III e IV (02C-30h) - Doutorado
Ementa: Utilização de instrumental metodológico básico para pesquisa, com inovações tecnológicas de buscas on-line, para o conhecimento científico e a informação sobre temas da atualidade. Apresentações de linhas e projetos de pesquisa pelos orientadores do programa. Apresentações de projetos de pesquisa e prévias de dissertações de discentes do programa. Apresentações de temas relevantes à Biotecnologia por pesquisadores visitantes.

Tecnologia do DNA Recombinante (04C-60h)
Docente: Mozart de Azevedo Marins
Ementa: Benefícios e riscos associados aos experimentos de engenharia genética. Aspectos éticos e normas de segurança relativas à construção e manipulação de seres vivos transgênicos. Tecnologias do DNA recombinante. clonagem e expressão gênica em organismos procariotos e eucariotos. Modelos de expressão gênica em tecidos vegetais. Plantas transgênicas.

Técnica de Cultura de Células e Tecidos (04C-60h)
Docente: Miriam Verginia Lourenço, Bianca Waleria Bertoni, Suzelei de Castro França e Ana Lúcia Fachin 
Ementa: Obtenção, utilização e aplicações das principais técnicas de cultivo de células vegetais e animais, bem como o cultivo de microrganismos.

Técnica Histológicas, Histoquímicas e Imunocitoquímicas (03C-45h)
Ementa: Abordagem citológica a processos normais e patológicos. Serão utilizadas técnicas diferenciadas aplicadas ao estudo histopatológico, seja na área diagnóstica ou na pesquisa, como colorações de rotina, colorações especiais, imuno-histoquímica, histo-morfometria por análise de imagem e patologia molecular.

Tópicos em Biotecnologia (02C-30h)
Docente Convidado
Ementa: Tópicos atuais relacionados à especialidade de cada pesquisador visitante.

Docentes orientadores



ORIENTADORES

Profa. Dra. Ana Lúcia Fachin
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Genética Molecular e de Microorganismos, Microbiologia, Bioquímica, Mutagenese
E-mail: afachin@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6892

Profa. Dra. Ana Maria Soares Pereira
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Horticultura pela Fac. De Ciências Agronômicas – UNESP/Botucatu
Atuação: Plantas medicinais; Banco de germoplasma; Metabólito secundário; Marcadores genéticos
E-mail: apereira@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6727

Profa. Dra. Bianca Waleria Bertoni
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Agronomia: Genética e Melhoramento de Plantas – UNESP/Jaboticabal
Atuação: Plantas medicinais; Banco de germoplasma; Metabólito secundário; Marcadores genéticos
E-mail: bbertoni@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6727

Profa. Dra. Carolina Baraldi Araujo Restini
Currículo Lattes
Formação: Doutorado em Farmacologia – USP
Atuação: Farmacologia, Fisiologia e Ensino Médico
E-mail: crestini@unaerp.br
Telefone: 16. 36036795

Profa. Dra. Miriam Verginia Lourenço
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Química pelo Instituto de Química – UNESP/Araraquara
Atuação: Cultura de células e tecidos vegetais; Cultura de Microrganismos; Química Analítica
E-mail: mvlouren@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6728

Prof. Dr. Mozart de Azevedo Marins
Currículo Lattes
Formação: Doutor em Biologia Molecular pelo Instituto de Química – USP/SP
Atuação: Biologia Molecular; Genética Molecular e de Microrganismos
E-mail: mmarins@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6892

Prof. Dr. Renê de Oliveira Beleboni
Currículo Lattes
Formação: Doutor em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela FMRP – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Neuroquímica e Neurobiologia; Biotecnologia de Peçonhas Animais e Ativos de Plantas; Bioquímica e Biologia Celular e Molecular; Biofísica de Processos e Sistemas Moleculares e Celulares; Farmacologia e Fisiologia Geral e do Sistema Nervoso
E-mail: rbeleboni@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6892

Profa. Dra. Sônia Marli Zingaretti
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Ciências Biológicas (Genética) – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Biologia Molecular; Genética Molecular e de Microorganismos; Genética e Melhoramento de plantas
E-mail: szingaretti@unaerp.br
Telefone: 16.3603.7032

Profa. Dra. Suzelei de Castro França
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Biotecnologia pela University of London/King`s College
Atuação: Biotecnologia de plantas medicinais e de microrganismos; Bioquímica; Enzimologia; Biologia Molecular; Química dos Produtos Naturais
E-mail: sfranca@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6706


COLABORADORES

Prof. Dr. Carlos Eduardo Saraiva Miranda
Formação: Doutor em Química - Unicamp
Atuação: Química Analítica, Análise Toxicológica
E-mail: cmiranda@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6752

Prof. Dr. Edilson Carlos Caritá
Currículo Lattes
Formação: Doutorado em Ciências Médicas – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Ciência da Computação, Educação à Distância, Banco de Dados e Bioinformática
Email: ecarita@unaerp.br
Telefone: 16. 36036778

Prof. Dr. Lucélio Bernardes Couto
Currículo Lattes
Formação: Doutor em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Farmacologia Geral; Neuropsicofarmacologia; Toxicologia
E-mail: lcouto@unaerp.br
Telefone: 16.3603.6710

Profa. Dra. Maria Cristina Ramos Costa
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Bioquímica pela Universidade de São Paulo
Atuação: Bioquímica, Biologia Celular e Molecular Estrutura e Função de Proteínas
Telefone: 16.3603.6795

Prof. Dr. Milton Faria Junior
Currículo Lattes
Formação: Doutor em Sistemas Biomédicos pelo Imperial College – University of London
Atuação: Bioinformática; Modelagem de Sistemas Biológicos
E-mail: mfariajr@gmail.com
Telefone: 16.3603.6728

Profa. Dra. Silvia Helena Taleb Contini
Currículo Lattes
Formação: Doutora em Ciências – USP/Ribeirão Preto
Atuação: Química de Produtos Naturais, Cromatografia Gasosa, Espectrometria de Massas
Telefone: 16.3603.6892

Comissões



CPG - Conselho de Pós-Graduação em Biotecnologia

Docentes Titulares
Profa. Dra. Suzelei de Castro França (Presidente)
Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni
Profa. Dra. Ana Lúcia Fachin
Discente Titular
Juliana Coppede
Docentes Suplentes
Profa. Dra. S
ônia Marli Zingaretti

Data das Reuniões: Primeira segunda-feira do mês às 10h30.


CAPED - Comissão de Acompanhamento em Pesquisa e Estágio Docência em Biotecnologia

Prof. Dr. Mozart de Azevedo Marins

Data das Reuniões: 15 de fevereiro e 15 de agosto ou no primeiro dia útil da segunda quinzena.


Datas para entrega de Projetos, Relatórios, Exame geral de Qualificação e Dissertação
Para alunos ingressantes no Primeiro Semestre
10 de agosto: Projeto de Pesquisa
10 de fevereiro: 1º Relatório
10 de agosto: 2º Relatório ou Exame geral de Qualificação
10 de fevereiro: 3º Relatório ou Dissertação
 
Para alunos ingressantes no Segundo Semestre
10 de fevereiro: Projeto de Pesquisa
10 de agosto: 1º Relatório
10 de fevereiro: 2º Relatório ou Exame Geral de Qualificação
10 de agosto: 3º Relatório ou Dissertação

  • O parecerista terá até 15 dias para a devolução para a DPG do projeto ou relatório de pesquisa;
  • No caso de exame geral de Qualificação ou Dissertação o parecerista terá até 05 dias para a devolução para a DPG com indicação da banca.
  • O memorial do exame de qualificação ou de dissertação deve ser entregues na DPG com um tempo mínimo de oito (08) dias antes da reunião do Conselho de Pós-Graduação (CPG) e com data mínima prevista para a qualificação ou defesa de quinze (30) dias.

Sistemática de elaboração e acompanhamento do andamento dos projetos de dissertação.
1. Uma vez elaborado em conjunto por orientador, coorientador, colaborador e aluno, a versão final, assinada por todos os envolvidos, deverá ser acompanhada à Divisão de Pós-Graduação, em cópia impressa e disquete ou CD. Tal procedimento deve ser também adotado no encaminhamento para coorientadores e colaboradores.
2. No intuito de propiciar um acompanhamento contínuo da execução do projeto, lembramos que todo relatório deve conter resumo do relatório anterior (quando for o caso), resumo do atual e atividades a serem conduzidas nos próximos períodos.
3. Tendo em vista o caráter multidisciplinar dos projetos, solicitamos que o intercâmbio de materiais como animais e extratos se processem mediante informação completa de experimentos a serem conduzidas e resultados obtidos.
4. A divulgação de dados, resultados dos projetos na fase de publicações e apresentações em eventos deverá ser previamente submetida aos coautores e colaboradores para a devida avaliação.
5. A documentação comprobatória da produção intelectual divulgada deverá ser encaminhado à Divisão de Pós-Graduação para o devido registro no Data-Capes, além da atualização do Currículo Lattes.
6. Qualquer atitude contrária será considerada antiética e irresponsável, admitindo sanções pertinentes.

PROSUP/CAPES/UNAERP
Comissão
Profa. Dra. Neide Aparecida de Sousa Lehfeld (Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação)
Prof. Dr. Juventino de Castro Aguado (Docente do Programa de Mestrado em Direito)
Profa. Dra. Yara Terezinha C. Silva Souza (Coordenadora do Programa de Mestrado/Doutorado em Odontologia)
Prof. Dra. Luciana Rezende Alves Oliveira (Coordenador do Programa de Mestrado/Doutorado em Tecnologia Ambiental)
Profa. Dra. Luciana Rezende Alves Oliveira (Apoio de Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação)

Data das Reuniões: Agendada pela Divisão de Pós-Graduação.

  • Os editais para as inscrições para solicitação de bolsas PROSUP/CAPES/UNAERP e seleção de candidatos serão divulgados pela comissão a coordenação e Conselho de Pós-Graduação do programa em Biotecnologia.
  • Os relatórios de pesquisa deverão ser entregues na Divisão de Pós-Graduação em datas determinadas pela comissão. Formulário Relatório de Atividades
CCPG - Comissão Central de Pós-Graduação

  • Profa. Dra. Neide Aparecida de Souza Lehfeld (Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação/Presidente)
  • Profa. Dra. Suzelei de Castro França (Coordenadora do Programa de Mestrado/Doutorado em Biotecnologia)
  • Profa. Dra. Yara T. Silva Sousa (Coordenadora do Programa de Mestrado/Doutorado em Odontologia)
  • Prof. Dr. Sebastião Sergio da Silveira (Coordenador do Programa de Mestrado em Direito)
  • Profa. Dra. Silvia Sidnéia da Silva (Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Educação)
  • Prof. Dra. Luciana R. A. Rezende (Coordenadora do Programa de Mestrado/Doutorado em Tecnologia Ambiental)
  • Profa. Dra. Luciana R. A. Rezende (Apoio de Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação)
  • Profa. Me. Sonia Maria Camargo dos Santos (Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu)
  • Profa. Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega (Docente Representante da área de Ciências Humanas)
  • Profa. Dra. Cristina F. Pereira R. Paschoalato (Docente Representante da área de Ciências Exatas)
  • Prof. Dr. Silvio Rocha Corrêa da Silva (Docente Representante da área de Ciências da Saúde)
  • Sandra Regina Costa Fantinato (Representante discente da área de Exatas)
  • Marco Aurélio Pierri Zanferino (Representante discente da área de Humanas)

Estrutura de Apoio



  • Laboratório de Cultura de Células e Tecidos Vegetais
  • Laboratório de Cultura de Microorganimos
  • Laboratório de Biologia Molecular
  • Laboratório de Química de Produtos Naturais
  • Laboratório de Bioquímica e Biologia Funcional e Estrutural
  • Laboratório de Fitopatologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Biofarmacotoxicologia
  • Laboratório de Animais (Farmacologia e Toxicologia)
  • Laboratório de Análises Clínicas
  • Laboratório de Patologia
  • Laboratório Industrial Farmacêutico
  • Laboratório de Bioinformática
  • Laboratório de Análises e Tratamento de Resíduos Químicos
  • Laboratório de Química Agrícola
  • Laboratório de Recursos Hídricos
  • CTDA - Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Agroindustrial
  • Laboratório de Bio-Remediação
  • Laboratório de Meteorologia
  • Laboratório de Limpeza de Gases
  • Laboratório de Metais
  • Laboratório de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

Informações Importantes



Objetivo
Formar mestres e doutores-pesquisadores capacitados para planejar e desenvolver investigações científicas com abordagens multidisciplinares, contribuindo para a expansão do conhecimento intelectual e geração de produtos biotecnológicos.
 
Público-Alvo
O Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia foi estruturado para receber graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas, Exatas, Agrárias, Engenharias e Tecnologias, como biólogos, biotecnólogos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, odontologistas, fisioterapeutas, químicos, agr
ônomos, veterinários, engenheiros, matemáticos, analistas de sistemas e profissões correlatas.
 
Duração
O prazo mínimo para conclusão do Mestrado e Doutorado em Biotecnologia será de 18 meses e 24 meses respectivamente. O prazo máximo é de 30 meses e 48 meses respectivamente, a critério do Conselho de Pós-Graduação em Biotecnologia, após parecer favorável do Orientador.
O aluno terá 06 (seis) meses após o ingresso no curso de Mestrado e Doutorado, para definir o orientador e presentar o projeto de dissertação e tese respectivamente. A grade horária das disciplinas que integram o conteúdo programático do curso de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia serão definidas pelo Conselho de Pós-Graduação, em função do perfil dos alunos selecionados e da disponibilidade dos professores credenciados no Programa, de forma a possibilitar que cada aluno, a partir da matrícula inicial no programa, tenha condições de integralizar os créditos em disciplinas e realizar o exame de qualificação no prazo máximo de 18 e 24 meses, respectivamente.

A unidade básica da disciplina curricular é o crédito (15 horas de atividades). A critério do Conselho de Pós-Graduação em Biotecnologia poderão ser aceitos créditos obtidos em outros programas de pós-graduação da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e de outras instituições de ensino superior, observados os critérios de equivalência.

O número de créditos transferidos de outros programas não poderá ultrapassar 10 créditos do número total dos exigidos para a obtenção do grau de Mestre e 20 créditos para o grau de Doutor.

Créditos para integralização do Mestrado e Doutorado
O programa de Mestrado exige a integralização de 120 créditos, assim distribuídos:

  • 24 créditos em disciplinas;
  • 06 créditos em atividades didático pedagógicas;
  • 90 créditos na dissertação.
O programa de Doutorado exige a integralização de 190 créditos, assim distribuídos:
  • 32 créditos em disciplinas;
  • 08 créditos em atividades didático pedagógicas;
  • 150 créditos na tese.
A inscrição em disciplina isolada é facultada a alunos matriculados em cursos de pós-graduação de outras Instituições de Ensino Superior, ouvido o Conselho de Pós-Graduação em Biotecnologia.

Dissertações



Dissertações Defendidas -19/03/2009
Autores Orientadores Títulos das Dissertações
Vanessa Árabe Lenza Profa. Dra. Ana Lúcia Fachin Saltoratto Coorientador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira Avaliação da atividade antimicrobiana de Eclipta alba (l) hassk frente a linhagens Mutantes de Trichophyton rubrum E isolados Clínicos de bactérias resistentes a Antibióticos.
Valéria Sieiro Conde Corrêa Orientadora: Profª Drª Ana Maria Soares Pereira

Coorientadora: Profª Drª Ana Lúcia Fachin

Colaboradora: Profª Drª Bianca Waléria Bertoni

Conservação deStryphnodendron adstringens (Mart.) Coville em banco ativo de germoplasma
Simone Cristina Zampollo Torres Orientador: Prof. Dr. Silvio Aparecido Lopes

Coorientadora: Profª. Drª. Miriam Verginia Lourenço

Tentativas de isolamento de liberibacter e análise de Populações bacterianas em plantas de citros afetadas por Huanglongbing
Rosana Caetano Gomes Orientador: Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni

Coorientador: Prof. Dr. Lucélio Bernardes Couto

Colaborador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira

Prospecção biológica por drogas antinociceptivas e antiinflamatórias provenientes do extrato de plantas medicinais "em ensaios pré-clínicos".
Muracy Bêlo Orientador: Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni

Coorientadora: Profa. Dra. Sonia Marli Zingaretti

Efeito bioinseticida dos extratos de Tabernaemontana catharinensis (A. DC) e Zeyheria Montana (Mart) e análise da variabilidade genética tipo RAPD em linhagens de Zaprionus indianus (Gupta) (Dipter a: Drosophilidade).
Lucimara Cristiane Toso Bertolini Orientadora: Profª. Drª. SuZelei de Castro França Investigação da eficácia terapêutica de ativos de Physalis angulata e Eclipta Alba na prevenção e/ ou controle de Eimeriose aviária.
Lígia Tereza de Moraes Orientador:Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira

Coorientador:Prof. Dr. Lucélio Bernardes Couto

Prospecção de substâncias ativas de Serjania erecta Radlk como estimulantes da memória
Liege Slomp Orientador: Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni

Coorientador (a): Profa. Dra. Sonia Marli Zingaretti

Colaborador: Prof. Dr. Paulo Sérgio Pereira

Prospecção de Extratos Etanólicos de Plantas Medicinais na Busca por Nematicidas
Leandro Caetano Guenka Prof. Dr. Lucélio Bernardes Couto

Coorientador: Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni

Avaliação da atividade antinociceptiva e antiedematogênica de extratos etanólicos de Zeyheria montana e Serjania erecta em ratos e camundongos
Josie Budag Matsuda Profa. Dra. Ana Lúcia Fachin

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Maria Soares Pereira

Determinação do polimorfismo dos genes 5HT2A e COMTem pacientes com fibromialgia
Eldo Sá Corrêa Filho Profª. Drª. Sonia MarliZingaretti

Coorientador: Prof. Dr. Mozart Azevedo Marins.

Prospecção Molecular de genes codificadores de enzimas da via de fenilpropanóides emDipteryx odorata (Aubl) Willd e Eclipta alba (L.) Hassk.
Edvânio Ramos Rodrigues Profa. Dra. Rosemeire C. L. R. Pietro

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Lucia Fachin

Estudo da ação de extratos vegetais de Pothomorphe umbellata e drogas antifúngicas sobre linhagens de Trichophyton rubrum e análise daexpressão proteica
Daniela Ondei Martins Marsiglia Pimenta Profa. Dra. Rosemeire C. L. R. Pietro

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Marisa Fusco Almeida

Avaliação in vitro da atividade antifúngica e antibacteriana de extratos de pothomorphe umbellata e struthantus sp e análise da expressão proteica
Cristiane Alves de Carvalho Profa. Dra. Ana Maria Soares Pereira Avaliação do potencial antifúngico,Antioxidante e citotóxico dos extratos de Jacaranda decurrens cham. (carobinha).
Antonio Coutinho Neto Prof. Dr. Renê De Oliveira Beleboni

Coorientador: Prof. Dr.Paulo Sérgio Pereira

Colaboradora: Profª. Drª.Ana Maria Soares Pereira

Lippia alba (Mill.).: Caracterização neuroquímica / neuroetológica eFitoquímica
Alessandra de Lima Garcia Prof. Dr. Silvio Aparecido Lopes Caracterização patológica e morfológica das limas ácidas e tangerinas á Xylella fastidiosa
2008    
Natael Ribeiro Malta Neto Prof. Dr. Mozart de Azevedo Marins - Coorientador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares Atividade antitumoral e antiparasitária de L-aminoácido oxidase (LAAO) de Bothrops moojeni.
Marcela Corrêa Cecílio Ribeiro Prof. Dr. René de Oliveira Beleboni - Coorientador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares Caracterização Bioquímica da L-aminoácido Oxidase Isolada do Veneno de Bothrops pirajai.
Fernanda dos Santos Fernandes Profa. Dra. Eloisa Aparecida Mocheuti Kronka Desenvolvimento de metodologia para o controle e monitoramento da fermentação para produção de ácido giberélico.
Ana Lúcia de Araújo Profa. Dra. Suzelei de Castro França - Coorientador: Prof. Dr. Andreimar Martins Soares Caracterização enzimática, funcional e estrutural de uma fosfolipase A2 ácida isolada do veneno de Bothrops moojeni.
Luiz Henrique Gomes Santos Prof. Dr. Lucélio Bernardes Couto Avaliação dos efeitos da associação de Pothomorphe umbellata, Maytenus aquifolia com laser de baixa potência no tratamento da distrofia muscular de Duchenne utilizando o camundongo MDX como modelo experimental.
Renata dos Santos Fernandes Profa. Dra. Ana Helena Januário

Coorientador: Prof. Dr. Mozart de Azevedo Marins

Estudo Fitoquímico e análise da expressão gênica da cultura de células de Dipteryx odorata.
André Luiz Araújo Pereira Prof. Dr. Mozart de Azevedo Marins Construção de plantas trangênicas de Eclipta alba com expressão alterada do gene isoflavona redutase.
Marcos Laureano da Silva Profa. Miriam Verginia Lourenço Atividade antiofídica de extratos vegetais obtidos de cultura de calos de Sapindus saponaria L.
Natália Garcia Prado Nogueira Profa. Dra. Rosemeire C. L. R. Pietro

Coorientadora: Profa. Dra. Ana Helena Januário

Avaliação antifúngica de espécies vegetais cultivadas in vitro.
Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues Profa. Dra. Rosemeire Cristina Linhari Rodrigues Pietro Avaliação da susceptibilidade frente à extratos vegetais e análise do perfil eletroforético de bactérias aeróbicas pela técnica de "Random Amplified Polymorphic DNA" (RAPD).
Luciana Sheila Cardoso Broggini Prof. Dr. Paulo Sergio Pereira Estudo fitoquímico e farmacológico de Serjania glabrata Kunth: Análises in vivo e in vitro.

Inscreva-se


Voltar