Inscreva-se


Curso Residência Médica

Programas de Residência em dez especialidades que funcionam desde 2004, com credenciamento junto ao Ministério da Educação e à CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica

O Programa de Residência Médica da Unaerp foi implantado em 2004 e é credenciado junto ao Ministério da Educação e à CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica. Integrado ao curso de Medicina, que possui avaliação nota 4 no Enade, o Programa oferece atualmente dez cursos: Cancerologia, Cardiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Urologia. A Residência Médica foi instituída no Brasil pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977 e constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. A Residência é considerada o "padrão ouro" da especialização médica.

Especialidades



 

 

Especialidades Duração Vagas
Cancerologia 03 anos 01
Cardiologia 02 anos 04
Cirurgia Geral 02 anos 03
Clínica Médica 02 anos 04
Ginecologia e Obstetrícia 03 anos 02
Medicina de Família e Comunidade 02 anos 04
Oftalmologia 03 anos 01
Otorrinolaringologia 03 anos 01
Pediatria 02 anos 02
Urologia 03 anos 01

Unidades de Atuação



O Programa de Residência Médica da Unaerp conta com uma infraestrutura completa que inclui laboratórios, clínicas e biblioteca, pesquisa e extensão, corpo docente titulado, além de três campos práticos de atuação e aprendizagem: o Hospital Electro Bonini (HEB), o Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto e a UPA Região Leste (Unidade de Pronto Atendimento), todos no município de Ribeirão Preto.

Hospital Beneficência Portuguesa

Referência em nível secundário e terciário para pacientes da cidade e região, é conveniado com a Unaerp por 10 anos. Recebe pacientes de todas as Divisões Regionais de Saúde da Região XIII, sendo, portanto, centro de referência regional. Este hospital oferece leitos e toda a infraestrutura necessária para internação de pacientes nas áreas de Clínica Médica, Cardiologia, Gastroenterologia, Cirurgia Geral, Nefrologia, Neurocirurgia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Torácica e Cirurgia Cardíaca. Além disso, oferece também internação para pacientes críticos em UTI de adulto, distribuídos em dez leitos, contando com adequada infraestrutura, incluindo-se balão intra-aórtico. Oferece, também, serviço de diagnóstico por imagem, permitindo a realização de mamografia, Raio X, tomografia computadorizada, ultrassonografia Doppler colorido, ultrassonografia com ecógrafo, endoscopia das vias respiratórias, endoscopia das vias urinárias e videolaparascopia. As instalações físicas do Beneficência permitem a plena assistência em urgência e emergência e contam com sala de curativo, sala de cirurgia ambulatorial, sala de gesso, sala de recuperação, sala de repouso e centro cirúrgico para a realização de cirurgias de média e alta complexidade, incluindo-se a cirurgia cardíaca. O Hospital oferece também serviço de hemodiálise e banco de sangue. Cento e trinta leitos estão à disposição dos usuários do SUS.

UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Região Leste

Outra unidade parceira conveniada é a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde o Programa de Residência atua também por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e o Sistema único de Saúde (SUS). Inaugurada em junho de 2012, a UPA - Unidade de Pronto Atendimento "Dr. Luis Atilio Losi Viana" fica localizada na Av. Treze de Maio, no Jardim Paulistano, e está circunscrita no Distrito Leste, na organização do sistema público de saúde do município de Ribeirão Preto. A área de abrangência da UPA compreende as seguintes unidades básicas, distrital e de saúde da família: UBDS Castelo Branco; UBS Bonfim Paulista; UBS Santa Cruz; UBS Jardim Juliana; UBS São José; UBS Vila Abranches; USF Jardim Zara; UBS Campos Elíseos; e UBS Ribeirão Verde. Os serviços oferecidos pela UPA são: Acolhimento com Classificação de Risco; Pronto Atendimento em Clinica Médica; Pronto Atendimento em Pediatria; Pronto Atendimento em Odontologia Básica; Leitos de Retaguarda (total de dez leitos); Leitos de Isolamento (total de dois leitos); Serviço de Radiologia; Atendimento a Acidentes Ocupacionais; Vacinação de Urgência (Antirrábica e Antitetânica); Aplicação do soro antirrábico; Sala de Sutura e Curativos; Sala de Hidratação; Sala de Medicação; Dispensação de Medicamentos; Salas de Observação; Sala de Atendimento de Urgência e Emergência; Assistência Social e Consulta de Enfermagem.

Hospital Electro Bonini

O Electro Bonini é o hospital próprio da Unaerp. Construído e instalado no campus universitário, foi inaugurado em março de 2003 e é habilitado para oferecer atendimentos em nível secundário, sendo referência no atendimento secundário do SUS Distrito Leste de Ribeirão, região com 44 bairros e que abrange mais de 160 mil moradores. Esse atendimento se dá por meio da parceria entre Secretaria Municipal da Saúde e a Unaerp que se iniciou em 2006. O convênio vem promovendo ao longo dos anos a descentralização de ações e serviços de saúde, reforçando a atenção básica, secundária e a vigilância em saúde da região Leste, onde a Universidade está localizada. Com atendimentos ambulatoriais em mais de vinte especialidades, entre elas neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, geriatria, nefrologia, ginecologia e endocrinologia, o Hospital oferece ainda serviços de enfermaria pediátrica, numa parceria firmada em abril de 2012 com o Hospital Santa Lydia que hoje é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde. Aos usuários do Hospital Electro Bonini também são disponibilizadas cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral, proctologia, vascular, urologia, ginecologia, entre outras. O HEB ainda atende pacientes de convênios e particulares e oferece a realização de exames de diagnóstico, consultas de especialidades, internações clínicas e cirúrgicas. O Hospital também participa de mutirões de cirurgias por meio de parcerias com as Secretarias Estadual e Municipal da Saúde.

Estrutura de Apoio



A Unaerp mantém seus dois campi projetados para a vida acadêmica e a formação científica e profissional, com infraestrutura completa de ensino, pesquisa e extensão, além de áreas de convivência, esportes, lazer, arte e cultura. Essa infraestrutura é composta por laboratórios, clínicas, setores de apoio ao estudante como o Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Aluno (SeAP) e biblioteca.

Outro setor disponibilizado ao estudantes, pós-graduandos e residentes é o de esportes, com poliesportivo, campo de futebol, quadras cobertas, quadra de areia e tênis, piscinas e uma academia de ginástica completa. Na área cultural, há teatro, exposições permanentes de pintura e escultura, galeria de artes, grupo de teatro, coral, espetáculos e shows. Emissoras de televisão educativa também fazem parte das atividades culturais mantidas pela Universidade. A Capela Santo Expedito, espaços de convivência, livraria, áreas de alimentação e diversos outros serviços e conveniências estão instalados no campus universitário de Ribeirão Preto onde é oferecido o Programa de Residência Médica.

A Unaerp também mantém uma completa infraestrutura de apoio específica aos Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu e disponibiliza salas de orientação e atendimento aos pós-graduandos, salas de discussão e reuniões, laboratórios, hospital e clínicas específicos de cada curso. E, além desses espaços específicos, há salas de aulas nos Blocos C, G, H e B e setores e recursos de apoio e suporte gerais como a Divisão de Pós-Graduação Stricto Sensu, no Bloco A, cuja secretaria atende os cinco programas de Mestrado e os três Doutorados.

Um prédio específico da Pós-Graduação também funciona no Campus Ribeirão, na qual estão sediados os cursos de Especialização Lato Sensu, entre esses os de Residência Médica. Esse Bloco C tem salas de aula climatizadas e equipadas, sala de informática específica para alunos de pós Stricto e Lato Sensu, secretaria de pós Lato Sensu, sala de teleconferência, salas de reuniões e estudos, salas para discussão dos temas teóricos da Residência Médica, e salas de atendimento e orientação. A Divisão conta com profissionais treinados para realizar procedimentos administrativo-acadêmicos e orientar docentes e pós-graduandos.
 

Inscreva-se