Você está no

Curso
Jornalismo
Formando profissionais para todos as áreas e meios
  • Conceito 4 no ENADE - Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes - conceito que vai até 5.
  • Curso 3 Estrelas no Guia do Estudante Abril – Melhores Universidades 2016.
  • Currículo estruturado de acordo com as novas diretrizes curriculares para a formação do jornalista do MEC, com foco na dinâmica das redações, nas novas demandas do mercado e da sociedade.
  • Conteúdo teórico e práticas integradas desde o início do curso.
  • O aluno desenvolve projetos e atividades práticas em todas as etapas do curso, o que possibilita a experiência na captação, tratamento e difusão da informação pelos meios impressos, radiofônicos, televisivos e on-line. 
  • Moderna infraestrutura e laboratórios exclusivos. 
  • Estúdio e Laboratório de TV, com equipamentos digitais. Programas e documentários exibidos na TV UNAERP – Canal 10 da NET.
  • Estúdio e Laboratório de Rádio com equipamentos digitais, softwares para captação, edição e pós-produção de áudio.
  • Rádio Web, com estúdio exclusivo, aberta aos alunos para produção e apresentação de programas. Prática de rádio ao vivo. Acesso nos sites: jornalismo.unaerp.br e unaerp.br/comunicacao/. Ou no celular, com aplicativos para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. Basta digitar Radio Unaerp e baixar gratuitamente. As atividades são compartilhas nas redes sociais.
  • Laboratório de Editoração Eletrônica e Redação, equipado com computadores Macintosh, softwares atualizados para produção editorial, Indesign (diagramação de jornal e revista), Photoshop (editoração e manipulação de imagens).
  • Produção dos jornais impressos “O Repórter” e “Jornal do Ônibus”, este com 28 anos de existência, distribuído nos pontos de ônibus de Ribeirão Preto.
  • Projetos e alunos premiados em concursos como o CNN Internacional de Telejornalismo, Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio Líbero Badaró, Expocom/Intercom, entre outros.
  • O corpo docente experiente, constituído por profissionais reconhecidos no mercado e com sólida formação acadêmica, as instalações físicas, estruturas de serviço e equipamentos digitais, estimulam a formação de Jornalistas competentes, com ampla formação humanística e profissional.
  • Jornalistas formados na Unaerp atuam em todas as regiões do Brasil e no exterior, na grande e na pequena imprensa, em revistas, jornais, televisões, emissoras de rádio, assessorias de comunicação, sites de informação e redes sociais.
  • Pioneirismo, tradição e qualidade. O Curso de Jornalismo da UNAERP foi implantado em 1974, completando 41 anos. 
Criado em 1974, o curso de Jornalismo possui infraestrutura completa, professores titulados, projetos de pesquisa e extensão que garantem todas as condições para a completa formação de jornalistas. Com um currículo sintonizado com as atuais tendências do mercado, o curso forma um profissional capaz de atuar nas várias áreas jornalísticas, além de ser preparado para o desempenho crítico e criativo de suas funções. O objetivo é formar um profissional apto a produzir e interagir com os processos de comunicação, desde o tradicional impresso até às recentes mídias sociais e o jornalismo de convergência. Para isso oferece sólida formação humanística e um amplo aprendizado técnico-profissional. Já no início do curso, o aluno tem disciplinas específicas e práticas, atuando em projetos de jornalismo impresso, agência de notícias, fotojornalismo, radiojornalismo e telejornalismo. O curso conta também com o suporte da TV Unaerp, um canal de televisão universitária onde são veiculados programas, documentários e reportagens produzidos pelos alunos e uma Rádio Web, que veicula programação ao vivo realizada pelos alunos de Jornalismo.

               
Reconhecimento: 
Reconhecido pelo Decreto nº 79.240 de 10 de Fevereiro de 1977 e renovado pela Portaria nº 706 de 18 de Dezembro de 2012.

Títulação: 
Bacharel em Jornalismo 

Avaliação no MEC: 
Nota 4 no ENADE 2012 

Área
Ciências Humanas

Campus 
Ribeirão Preto

Período e Horário
Noturno - 19h às 22h35

Duração e Carga Horária: 
4 anos | 3.051 horas