Inscreva-se


ARTE E CULTURA



A Universidade é um espaço privilegiado para manifestações artísticas e culturais. E a Unaerp, desde a década de 1950, com a chegada do professor Electro Bonini à direção a Instituição, acredita que a arte é parte integrante do desenvolvimento humano – quer no sentido acadêmico, de aprendizado, quer na integração entre cidadãos e criação artística.

Ações de cunho cultural e artístico são promovidas na Unaerp para facilitar o livre acesso à cultura, valorizar e difundir o valor do patrimônio cultural à população.

TEATRO BASSANO VACCARINI





No Campus Ribeirão, o Teatro Bassano Vaccarini foi projetado pelo próprio artista plástico que dá nome à casa, comporta 239 lugares e abriga palestras, conferências e espetáculos. Ao longo dos anos, o Bassano tem sido palco de acontecimentos artísticos, acadêmicos e científicos. No seu interior há painéis esculpidos em concreto e na área lateral externa há esculturas de Vaccarini. A sala foi inaugurada em 25 de outubro de 1980 e guarda em seu interior painéis esculpidos que homenageiam as ninfas e mitos do teatro grego. Na entrada, a escultura “Solidariedade Humana” acolhe o público e propõe um teatro que elimina fronteiras e dirime diferenças.




tv universitária


Inaugurada em 2002, a TV Unaerp preserva a filosofia de manter um estreito contato com a comunidade, na troca de informação e conhecimento, assim como na prestação de serviços. Além de oferecer à cidade uma programação de qualidade, a TV, transmitida pelo canal 10 da Net, tornou-se um forte ponto de apoio para o aprendizado prático de diversos cursos da Universidade, através da produção de programas, colaboração e divulgação de atividades.

Desde 2005 a TV Unaerp também integra o grupo de TVs universitárias parceiras do Canal Futura. Por meio dessa aliança possui um espaço no Jornal Futura (reportagens jornalísticas) e também na grade de programação do canal (programas e documentários diversos), sempre retratando experiências de projetos sociais desenvolvidos localmente, exaltando a cultura e a variedade existente em nossa região.

Entrevistas, música, cinema, jornalismo, debates, fotografia, pesquisas científicas, comunidade, documentários, política e economia são assuntos cuidadosamente tratados em programas de diferentes formatos, produzidos com um único propósito: contribuir com o aprofundamento do debate sobre questões relevantes da atualidade e colaborar na consolidação da cidadania. Toda a programação é disponibilizada no site http://tv.unaerp.br que funciona também como meio de interação entre o espectador e a TV que está sempre aberta às sugestões e críticas. Conheça alguns programas produzidos pela TV Unaerp:

Conversa Afinada: Reunião de músicos para discutir temáticas do universo musical e, com isso, promover a música e a cultura.

Projeto DOC: Produção de documentários com o objetivo de resgatar temas históricos e culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Os documentários são exibidos na TV Unaerp, canal 10 da NET, em mostras e sessões públicas e distribuídos em escolas como apoio pedagógico com o intuito de levar para à comunidade mais um espaço de reflexão.

Universo Unaerp: O Universo Unaerp é um programa institucional, gravado em estúdio. O objetivo é colocar em discussão as profissões e o mercado de trabalho, exaltando a formação e as possibilidades de aprendizado oferecidas pela Universidade através das aulas, estágios, projetos de iniciação científica e prestação de serviços, pesquisas de campo, atividades de extensão, entre outros.



CORAL DA UNAERP



A Universidade mantém um coral de adulto que vem desenvolvendo trabalho gratuito de integração entre a voz e a arte desde 1995, realizando apresentações regulares na cidade, região e até em outros estados. O trabalho é desenvolvido com aquecimentos vocais e corporais, com uma técnica vocal apropriada para cada estilo de música e o repertório em si. A participação é aberta aos alunos da Universidade e a toda comunidade, sendo necessário estar ciente do regulamento do coral, ter disponibilidade de tempo e participar de uma classificação de voz, marcada antecipadamente.

Exposições Permanentes


A Unaerp mantém exposições permanentes no campus Ribeirão, que podem ser visitadas gratuitamente.






BASSANO VACCARINI



De Bassano Vaccarini há óleos (no Bloco C), esculturas (no Teatro Bassano Vaccarini) e a Praça do Cruzeiro, na área central do campus, com grandes painéis de concreto inspirados na Via Sacra.






DANTE VELLONI



Do artista plástico há um grande painel da série Céus de Dante, instalado no saguão do Hospital Electro Bonini.






JAIR CORREIA

Desse artista plástico, a Unaerp possui em seu acervo, 14 painéis desenhados e pintados em cias e portas de antigos elevadores de madeira do Edifício Diederichsen, um dos mais importantes patrimônios de Ribeirão Preto, cujas características históricas e arquitetônicas tiveram papel fundamental na construção da identidade da cidade. A exposição permanente fica localizada no Saguão do Bloco H. Outra peça produzida pelo artista é a escultura “Cerrado I”, uma escultura em bronze, de grandes proporções, inspirada no fruto da árvore “Pau Terra”, típica do cerrado brasileiro. A obra foi produzida e inaugurada em 21 de agosto de 2014, como parte das comemorações dos 90 anos da Unaerp.




AGÊNCIA UNAERP DE NOTÍCIAS - AGE


Agência de notícias online que produz e publica reportagens de interesse da comunidade local e regional, com a preocupação de oferecer informação de qualidade aos leitores. Acesso no site jornalismounaerp.com.br/age.






CENTRO DE INFORMAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - CIC


É um instituto mantido pelo curso de Comunicação Social que tem como objetivo prestar serviços de diagnóstico e pesquisa de perfis, mercado, opinião e audiência.






JORNAL DO ÔNIBUS


Jornal laboratorial que circula em Ribeirão Preto desde 1987. É distribuído gratuitamente aos usuários de ônibus urbanos e tem como objetivo levar informações a uma faixa da população que normalmente não tem acesso à imprensa escrita. Disponível também em versão online.






PROGRAMA FREQUÊNCIA UNIVERSITÁRIA


Atividade que tem como proposta levar informações à população de maneira rápida, abordando assuntos de interesse da comunidade e propiciando aos ouvintes da rádio online muitas notícias, reportagens e matérias especiais.






PROGRAMA LENTE ABERTA


Produção e transmissão de telejornal visando oferecer mais uma opção de jornalismo de qualidade para a comunidade local. Veiculado pela TV Unaerp de Ribeirão Preto – Canal 10 da NET.






PROJETO TVT


Programa em formato de mesa redonda, promovendo debates sobre variados temas de interesse da comunidade. Veiculado pela TV Unaerp de Ribeirão Preto – Canal 10 da NET.






SEMANA DA MÚSICA


A Semana da Música da Unaerp é um evento que acontece todos os anos com o objetivo de apresentar aos universitários e à população em geral o que vem sendo produzido por artistas da região, tanto na área de performance, composição e improvisação musical, quanto na área da Educação Musical. A programação inclui palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de músicos e educadores musicais, luthiers, regentes, arranjadores, compositores, grupos de várias formações e gêneros.






MOSTRA FOLCLÓRICA


Em comemoração ao Dia do Folclore, próximo ao dia 22/08, é realizada a Mostra Folclórica, em que alunos e professores apresentam um pouco do folclore brasileiro e da cultura popular, caipira, através de músicas, lendas, repentes, exposição de instrumentos, parlendas e brincadeiras.






CURSOS LIVRES


Os cursos livres fazem parte de um projeto de extensão que visa à aproximação da comunidade interna e externa com o curso de Música, por meio de aulas de instrumento e canto, promovendo atividades culturais e artísticas no campus de Ribeirão Preto. São oferecidos cursos de musicalização infantil, prática de conjunto, música pré-vestibular e de instrumentos.






OFICINAS DE MÚSICA


O curso mantém o projeto Oficina de Música, dividido em três modalidades: Oficina de Voz, Tópicos Especiais em Música, Trilhas Sonoras e Jingles. Funcionam como espaços para atuação dos alunos do curso como professores, arranjadores e compositores, além de desenvolverem projetos artísticos, culturais e pesquisas científicas. É aberto aos alunos e funcionários da Unaerp e à comunidade.