Você está no

Extensão
Hospital Electro Bonini


O Hospital Electro Bonini (HEB), da Unaerp, é um hospital secundário geral inserido no Distrito Leste do município de Ribeirão Preto, que atende 44 bairros dessa região com aproximadamente 160 mil habitantes. Integrado ao SUS – Sistema Único de Saúde, funciona numa construção moderna, ampla e com rígido controle de qualidade.  Com profissionais de alto nível e infraestrutura física que comporta 30 leitos de enfermaria, dois leitos complementares de UCI neonatal, três salas cirúrgicas, maternidade com sala de aleitamento, o HEB realiza em média 4 mil consultas, 200 cirurgias de médio e pequeno porte e 90 partos por mês (ver Maternidade Cidinha Bonini).
Inaugurado em março de 2003, o HEB oferece à população de Ribeirão Preto e região um atendimento humanizado e de qualidade, levando em consideração as necessidades sociais da comunidade. O ambulatório de especialidades atende em 28 áreas, que vão da clínica médica à saúde mental e psiquiatria, incluindo programas especiais como o Projeto Nascer. Na cirurgia, são  nove especialidades: Cirurgia geral, Ginecologia, Obstetrícia Cirúrgica, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia  Plástica, Proctologia, Vascular e Urologia.
No ensino, o Electro Bonini funciona como campo prático, cenário de aprendizagem e estágios especialmente do curso de Medicina e dos cursos de Ciências Farmacêuticas, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social, além do Programa de Residência Médica. O Hospital também se mantém vinculado a projetos de pesquisa em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado. As ações de promoção à saúde se coordenam no trinômio pesquisa, ensino e extensão, com grande capacidade técnica. Assim, o HEB tem papel fundamental no aprendizado e capacitação profissional de alunos de graduação e de pós-graduação de diferentes cursos da área de saúde da Unaerp.
O Hospital Electro Bonini contribui, ainda, com projetos sociais dirigidos pela Unaerp, realizando um trabalho integrado entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos que promovem atendimento diferenciado, o que contribui para acelerar a recuperação e o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes.
Missão
O HEB tem como missão oferecer prevenção e promoção da saúde por meio de um trabalho multiprofissional, objetivando a qualidade e humanização do atendimento, através de ações de ensino e pesquisa em consonância com a função social da universidade, articulada com a política pública de saúde, provendo ao seu público atendimento de qualidade e de acordo com princípios éticos e humanísticos.
O atendimento à população realizado no Electro Bonini se dá por meio de parceria com a Rede Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. A parceria iniciou-se em 2006, com o objetivo de consolidar o SUS. O convênio vem promovendo ao longo dos anos a descentralização de determinadas ações e serviços de saúde, reforçando a atenção básica, secundária e a vigilância em saúde dessa região onde a Universidade está localizada.  Outro serviço é o de enfermaria pediátrica. O atendimento se dá no Hospital Santa Lydia por meio do curso de medicina da Unaerp, em parceria firmada em abril de 2012 com aquele hospital que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Além do Sistema Público, o HEB também atende pacientes conveniados e particulares.
Qualidade
O Hospital Electro Bonini funciona num prédio de cinco andares, com área total construída de 9.200m². Dentro desse complexo, funcionam as áreas administrativas, Serviço de Arquivo Médico e Estatístico - SAME, a área de Nutrição, a Central de Esterilização, uma área de pequenas cirurgias, a piscina de hidroterapia, o laboratório de análises clínicas, farmácia hospitalar e o Núcleo de Atendimento da Saúde - NAS, além dos consultórios, sala de urgência, raios-X, enfermaria e centro cirúrgico.
Um projeto de ampliação está construindo mais 1.375 m² e reformando 400 m². Com a expansão, o hospital passará a ter seis salas cirúrgicas, nove leitos em UTI adulto e 75 leitos em enfermaria. Todos esses recursos serão oferecidos à Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, às operadoras de saúde de Ribeirão Preto e região e clientes particulares.
Por conta da qualidade empreendida tanto na infraestrutura e seus recursos, quanto, sobretudo, no corpo médico e funcional, o HEB é o segundo melhor hospital de Ribeirão Preto, com nota 9,369, ficando apenas atrás do Hospital das Clínicas, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde. A classificação também coloca o Hospital Electro Bonini como o 12º melhor do Estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada com usuários do Sistema Único de Saúde - SUS e ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em mais de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista, nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.
 
Eventos
Notícias
Representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação...
Inscrições podem ser realizadas até dia 07/12
Na Baixada Santista, a UNAERP Guarujá é a primeira entre as particulares...
Pesquisa revela que o feijão foi o grande vilão dos preços neste primeiro...