Inscreva-se



Políticas de Extensão

As ações extensionistas demonstram o compromisso social da universidade, são desenvolvidas dentro da atual estrutura administrativa e acadêmica da Universidade, no âmbito de todos os cursos ministrados e em atividades institucionais que articulam todas as áreas, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, a extensão na Universidade de Ribeirão Preto tem sua política ancorada nas premissas:

A.

Praticar na extensão o papel social da Universidade de caráter indissociável ao ensino e à pesquisa, através de programas multidisciplinares e multiprofissionais junto à comunidade externa.

B.

Ampliar as ações, em parceria com a comunidade, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.

C.

Implantar programas regulares de educação continuada, estimulando a volta dos egressos e profissionais em exercício, para atualização necessária, posicionando a Universidade como espaço privilegiado de manifestação cultural em todas as formas de expressão.



Na Universidade de Ribeirão Preto, as políticas institucionais para a Extensão, orientadas pelas diretrizes, normas e procedimentos para as atividades e projetos acadêmicos, estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, ressaltam o papel da Instituição como agente de transformação da sociedade.

As atividades acadêmicas, em todas as áreas de saber que compõem a instituição, têm movimentado os campi, numa convivência produtiva com o mercado de trabalho e as instituições públicas e privadas, resultando em uma Universidade integrada com as necessidades sociais da região.

Em cada uma das áreas - Exatas, Humanas e Saúde - há uma intensa atividade didática, proporcionando, ano a ano, aprendizados práticos para os estudantes, ao mesmo tempo em que prestam serviços à população e exercitam atitudes de voluntariado. Por meio de seus vários laboratórios e projetos de extensão, a Universidade realiza milhares de atendimentos anuais para comunidade local e regional.

O princípio da indissociabilidade perpassa duas relações:


01.

A relação ensino/extensão, pela qual se torna viável a democratização do saber acadêmico, propiciando que esse saber retorne à Universidade, reelaborado e enriquecido;

02.

A relação pesquisa/extensão, através da qual ocorre uma produção do conhecimento capaz de contribuir para alterar as relações sociais.



Ensino

Tais relações integram-se organicamente à formação acadêmica, permitindo que alunos e professores interajam como sujeitos do ato de aprender, de forma que a extensão se transforme dialeticamente num instrumento capaz de articular teoria e prática, dando suporte às mudanças necessárias ao processo pedagógico.

Pesquisa

A Universidade relaciona o ensino prático dos programas de graduação aos projetos de extensão, estimulando o desenvolvimento econômico e social, a melhoria de vida da população e gerando benefícios ao aprimoramento acadêmico e à comunidade regional.

Extensão

O desenvolvimento da programação das ações comunitárias está ligado às necessidades sociais e aos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, sendo os serviços oferecidos à comunidade durante todo o ano, com o acompanhamento de docentes e profissionais de cada área dos saber.



Para implementar a política de extensão e alcançar seus objetivos, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão trabalha com as áreas afins na consolidação e acompanhamento das atividades que se dividem em Programas, Projetos, Ações, Eventos, Cursos e Prestação de Serviços. A Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão – Depe – é o órgão que responde por todas as atividades de extensão da Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP.

As políticas de Extensão e Ação Comunitária da UNAERP devem estar alicerçadas nos princípios de cidadania, autonomia universitária, ética na atividade humana, responsabilidade institucional e social, e se desenvolvem em consonância com o Plano Nacional de Educação, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o Projeto Político-pedagógico Institucional, orientando-se pelos objetivos definidos institucionalmente e pelos objetivos estabelecidos no Plano Nacional de Extensão.