Inscreva-se


UNAERP

QUEM SOMOS


O Núcleo de Intercâmbio é o escritório internacional da UNAERP, onde o aluno pode obter orientações sobre as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Universidade, através do Programa de Mobilidade Internacional (PROMOBI), visitas técnicas ao exterior, cursos de curta duração e programas governamentais como o Ciência sem Fronteiras.

Atualmente, a UNAERP mantém mais de 90 parcerias internacionais e convênios com agências de intercâmbio da cidade (Australian Centre, EF, EGALI, STB e IEB), com o objetivo de ampliar as oportunidades de uma experiência internacional.

Para informações rápidas e oportunidades no exterior, curta e acompanhe a nossa página no facebook Intercâmbio UNAERP



Programa de Mobilidade
Internacional UNAERP


Clique aqui e confira o edital do Programa de Mobilidade Internacional da Unaerp.

Como funciona

O aluno interessado em intercâmbio que preencher os pré–requisitos do edital da UNAERP terá sua candidatura pré-selecionada. Após ser aceito pela instituição estrangeira, poderá cursar um ou dois semestres letivos conhecidos como Graduação Sanduíche. Quando terminar o intercâmbio o aluno poderá obter convalidação de seus estudos no exterior eliminando disciplinas do seu currículo regular, desde que haja equivalência entre os conteúdos.
O conteúdo cursado que não tenha equivalência poderá ser adicionado ao histórico do aluno como disciplina extracurricular.
As convalidações ou inclusões de disciplinas extracurriculares no histórico do aluno só serão realizadas se o aluno tiver sido aprovado nas mesmas e apresentar documentação de acordo com as regras do edital.





Depoimentos




Bolsa de estudos


Alemanha


O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) comunica a abertura de dois programas de bolsas de estudos na Alemanha: Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado na Alemanha DAAD/CAPES/CNPq e Programa de Pós-Graduação EPOS (Entwicklungsbezogene Postgraduiertenstudiengänge).

Doutorado

Inscrições até 28 de abril
São oferecidas bolsas de estudos para doutorado pleno, doutorado sanduíche e duplo doutorado. As candidaturas devem ser submetidas via Plataforma Carlos Chagas, localizada na página do CNPq (http://carloschagas.cnpq.br/). Entre os documentos exigidos estão o projeto de pesquisa científica e a confirmação formal de orientação científica na Alemanha. O início das atividades de doutoramento na Alemanha está previsto para abril 2015.
A lista completa de requisitos e demais informações sobre o processo de seleção estão disponíveis em:http://www.daad.org.br/pt/18314/index.html

EPOS

O antigo programa Aufbaustudiengänge chama-se agora EPOS (EntwicklungsbezogenePostgraduiertenstudiengänge). Os cursos têm conteúdos relacionados a questões de desenvolvimento sustentável. Outra novidade é que, a partir deste ano, candidatos e candidatas devem enviar sua documentação diretamente à universidade alemã.
Com o programa EPOS, o DAAD tem o objetivo de oferecer bolsas de estudos para jovens profissionais procedentes e atuantes em países emergentes para diversos cursos de aperfeiçoamento em universidades e universidades tecnológicas (Fachhochschulen) alemãs.
O programa não se destina a recém-formados. É imprescindível a comprovação de dois anos de experiência profissional, após a conclusão da graduação, relacionada ao tema do curso escolhido.

Roteiro:
http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/2014_04_02_-_programa_epos_-_2015-2017.pdf

Livreto:
http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/2014_04_-_epos_-_2015_epos_brosch__re.pdf

EPOS Deadlines:
http://www.daad.org.br/imperia/md/content/aussenstellen/asbrasilien/epos_deadlines_2014.pdf


ELAP - Programa de Bolsas Para o Canadá



SRISA - Itália


Parceira SRISA (Itália) - 50% de desconto em cursos semestrais | Cursos na área de Humanas, como: Design, Artes Gráficas e Plásticas, Fotografia, História, Psicologia, Literatura, Marketing e Língua e Cultura Italiana.



Stipendium Hungaricum scholarship programme – Hungary



We are very glad to inform you that the Stipendium Hungaricum scholarship programme is now available for Brazilian students and researchers for undergraduate, graduate and doctoral studies in all scientific fields!

The core mission of the programme – launched by the Hungarian Government – is to increase the number of foreign students in Hungary and to encourage Hungarian higher education institutions to attract top foreign students.

More information on the programme can be found at www.stipendiumhungaricum.hu and the details of the call are available here: http://www.tka.hu/docs/palyazatok/20170119_call_for_applications_2017_20181701191427.pdf

In case of any questions regarding the program, please contact the SH coordinators via skype ”stipendiumhungaricum” or via email: stipendiumhungaricum@tpf.hu.

The online application system can be found here: https://cwp.scholarship.hu/

Application deadline: 5 March 2017

Get prepared and check out the video interviews with international students to learn about the benefits of studying in Hungary: https://www.youtube.com/watch?v=VZUf4h3lJJE&spfreload=10

Facebook event: https://www.facebook.com/events/1305881912806920/

Good luck for all the future SH applicants!



Perguntas frequentes


  • Como funciona o programa de intercâmbio da Unaerp?
    A UNAERP oferece aos alunos de graduação, através do Programa de Mobilidade Acadêmica, a oportunidade de estudar em uma Universidade Estrangeira Conveniada, por, no mínimo, um (1) e, no máximo, dois (2) semestres acadêmicos, com a possibilidade de aproveitamento dos créditos, no retorno à UNAERP, além da valiosa experiência cultural.
  • Quem pode participar do Intercâmbio Acadêmico?
    Alunos regularmente matriculados na UNAERP, que tenham cursado no mínimo 40% e no máximo 90% do currículo do seu curso, e que seja um aluno de excelência de acordo com critérios da UNAERP.
  • Posso escolher qualquer universidade no exterior?
    Sim, desde que esteja dentre aquelas com as quais a UNAERP possui Convênios Bilaterais, que propiciam o estudo no exterior com a possibilidade de aproveitamento das disciplinas. O estudante deverá escolher a Universidade de destino conveniada, de acordo com o perfil do seu curso.
  • Quem pode participar do Ciência Sem Fronteiras?
    Alunos regularmente matriculados na UNAERP, que tenham cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo do seu curso, que seja um aluno de excelência de acordo com critérios da UNAERP e que se enquadre nos demais pré-requisitos de cada edital do Programa Ciência sem Fronteiras.
  • Quanto tempo posso fazer de intercâmbio?
    Você poderá optar por no mínimo, um (1) e, no máximo, dois (2) semestres acadêmicos.
  • O conhecimento do idioma do país de destino é obrigatório para participar do
    programa de Intercâmbio?
    Na maioria dos casos, o aluno brasileiro deve ter conhecimento intermediário da língua do país de destino, portanto deverá apresentar junto a sua candidatura um certificado de conhecimento do idioma ou proficiência caso a universidade parceira no exterior exija.
  • Onde devo entregar a documentação exigida para o Intercâmbio?
    No Núcleo de Intercambio da UNAERP, que fica no centro de Conveniência loja 9.
  • Os alunos devem manter-se matriculados na instituição de origem durante o intercâmbio?
    Sim, o aluno fará matrícula normalmente porque o aluno só poderá participar do programa de Intercâmbio se estiver regularmente matriculados na UNaerp.
  • Todas as disciplinas cursadas na outra instituição será convalidada?
    Não, o aluno poderá cursar disciplinas que sejam ou não convalidadas pela UNAERP após seu retorno. O que define se a disciplina cursada no exterior será ou não convalidada é a compatibilidade entre o conteúdo cursado e o da disciplina a convalidar. Essa comparação de conteúdos deverá OBRIGATORIAMENTE ser feita antes do embarque do aluno, em conjunto com o Coordenador do seu Curso na UNAERP, preenchendo o formulário Plano de Estudos.
    Após a chegada no país de destino, o aluno terá 30 dias para, se necessário, aditar ou alterar seu Plano de Estudos para que seja acordada previamente a convalidação das disciplinas ao retornar. Porém, é importante ressaltar que não haverá convalidação de disciplinas que não tenham sido incluídas no Plano de Estudos até 30 dias depois da chegada no país de destino.
  • Se a disciplina não for compatível com disciplinas do currículo acadêmico do aluno,
    o que acontece?
    A disciplina que não for equivalente poderá entrar no currículo acadêmico do aluno como "disciplina extracurricular", constando nome da mesma, período cursado, Universidade e país. A inclusão destas disciplinas só será realizada se o aluno apresentar as devidas traduções juramentadas.
  • Posso me candidatar para mais de um país ou mais de uma universidade?
    Não, o aluno deverá optar por apenas um país e uma universidade. Caso a universidade escolhida recuse a candidatura o aluno poderá, se ainda estiver no prazo, pleitear outra opção.
  • Quando posso comprar a minha passagem, seguro saúde e pedir o visto de estudante?
    Somente quando tiver recebido a carta de aceite da universidade de destino.
  • Durante ou após o intercâmbio, o que devo fazer em relação a Unaerp?
    O aluno deverá manter sempre a UNAERP informada em relação ao andamento do programa, semestralmente deverá nos enviar/informar seu boletim acadêmico, poderá enviar fotos, mensagens e informações extras opcionais.
    Ao retornar o aluno deverá trazer toda documentação que comprove seus estudos no exterior, bem como as avaliações obtidas para que sejam providenciadas as devidas equivalências, se existente. Deverá também procurar o seu coordenador para que o mesmo o auxilie na montagem de seu horário na UNAERP.

Agências de Intercâmbio

Para melhor atender o aluno e expandir as opções de intercâmbio, a Unaerp mantém parcerias com agências de intercâmbio da cidade de Ribeirão Preto. A Australian Centre, Egali, EF e STB são as agências conveniadas e realizam, semanalmente, atendimentos especiais no Núcleo de Intercâmbio, além de promover algumas viagens de cursos de idiomas no exterior:


International Students



Quem somos


O Núcleo de Intercâmbio é o escritório internacional da Unaerp responsável por orientar e instruir estudantes estrangeiros que pretendem se matricular na Instituição ou que já são alunos, além de divulgar informações e orientar estudantes brasileiros sobre as opções de bolsa, instituições, oportunidades e parcerias no exterior.  

Toda a documentação e procedimentos para inserção de alunos estrangeiros na Unaerp devem ser tratadas diretamente no Núcleo.

Os alunos estrangeiros matriculados na Unaerp dispõem do Núcleo como apoio durante o período de estadia no Brasil, mantendo um elo entre o aluno e os advisers. Para qualquer problema ou dúvida durante o intercâmbio, o escritório é a primeira opção do aluno internacional.

Informações rápidas: curta e acompanhe nossa página no facebook Intercâmbio UNAERP



Cooperação Internacional



Divisão de Cooperação Internacional


A Divisão de Cooperação Interinstitucional Nacional e Internacional da Unaerp está dentro da Diretoria de Projetos Estratégicos e é o departamento responsável pelo planejamento e execução do processo de internacionalização da Universidade. Desta forma, administra os assuntos internacionais da Instituição referentes a negociação de parcerias internacionais; contato entre a Unaerp e demais instituições estrangeiras; planejamento de grupo de pesquisas e publicações conjuntas em âmbito internacional; participação em congressos estrangeiros; recepção de visitantes, orientação e aconselhamento de alunos internacionais; divulgação de bolsas de estudos no exterior; planejamento de programas e disciplinas em língua estrangeira; coordenação do Núcleo de Intercâmbio e Instituto de Línguas Estrangeiras da Universidade.



Equipe



Profª. Drª. Suzelei de Castro França

Assessora Internacional

Profª. Mª. Vanessa França Bonini Panico

Coordenadora da DCINI - Divisão de Cooperação Interinstitucional Nacional e Internacional

Lucas Ferrari

Assistente da DCINI - Divisão de Cooperação Interinstitucional Nacional e Internacional

Tatiane Martins

Assistente do Núcleo de Intercâmbio

Carolina Pavanelli

Outgoing Students e Assistente do Núcleo de Intercâmbio

Izadora Gomes de Marco

Incoming Students e Assistente no EducationUSA Ribeirão Preto

Marcelo Pereira Evangelista

Assistente no EducationUSA Ribeirão Preto e do Núcleo de Intercâmbio

Instituições Conveniadas



• Isenção de Mensalidade;
• Desconto;
• Escola de Idioma;
• Verificar com o Núcleo de Intercâmbio;
• Cursos Personalizados/Pagos;
• Pagamento Integral da Mensalidade;

PAÍS

INSTITUIÇÃO CONVENIADA

Alemanha

Argentina

Austrália

Áustria

Brasil

Bélgica

Canadá

Chile

Colômbia

Coréia do Sul

Curaçao

Espanha

EUA

França

Índia

Irlanda

Itália

México

Peru

Polônia

Portugal

Reino Unido

Suíça

Turquia