Inscreva-se


Palestra promove debate sobre fitoterapia e plantas medicinais

A Unidade de Biotecnologia da Unaerp realizou o evento "Fitoterapia: Perspectivas e Desafios" hoje, 10/03, no Teatro Bassano Vaccarini. Para falar sobre o tema, a Universidade recebeu o servidor do Ministério da Saúde, professor Daniel César Nunes Cardoso, que ministrou as palestras "Política e Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: panorama, desafios e perspectivas" e "Da tradicionalidade à segurança e eficácia no uso de plantas medicinais e fitoterápicos".   Na oportunidade, Cardoso apresentou o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos do Ministério da Saúde. "O Objetivo do Programa é oferecer à população brasileira plantas medicinais e fitoterápicos com segurança, eficácia e qualidade. Abordei o panorama do Programa, quais são as atividades que estão sendo desenvolvidas, os desafios e as perspectivas para 2017".   Para a responsável pela vinda do palestrante, a professora da Unaerp Ana Maria Soares Pereira é importante divulgar o que vem sendo feito no País em relação aos fitoterápicos e plantas medicinais. "Os profissionais e estudantes da área de saúde precisam se informar sobre o assunto para que tenham uma noção do quanto esse item está avançando no Brasil e no mundo, no consumo e na prescrição de fitoterápicos. Aqui na Universidade, o Departamento de Biotecnologia possui uma linha de pesquisa no desenvolvimento de fitoterápicos, em conjunto com a CAPES, o CNPq e a FAPESP".

A coordenadora da Unidade de Biotecnologia da Unaerp, Suzelei de Castro França, avalia a iniciativa como extremamente importante por trazer para os participantes questões relevantes em relação à legitimação de produtos fitoterápicos. "Na Unaerp estamos comprometidos há mais de 30 anos com a comprovação da eficácia e segurança de uso desses produtos derivados de ativos de plantas. É importante para que os estudantes que aqui estão se engajem cada vez mais na questão de fitoterapia para que possamos ter um retorno promovido pela academia, pelos setores produtivos, um retorno com produtos para a população que aceita esse tipo de produto e que merece ter produtos absolutamente legitimados como são os fitoterápicos", conclui.    A aluna de Fisioterapia da Unaerp, Luciana Ferreira da Rosa, conta que participar das palestras foi um jeito de aprender também fora da sala de aula, de ter contato com uma outra visão do assunto e, além disso, entender como inserir a fitoterapia na área em que estuda.
 


O servidor do Ministério da Saúde, professor Daniel César Nunes Cardoso, durante as palestras


A Coordenadora da Unidade de Biotecnologia da Unaerp, professora Suzelei de Castro França; o palestrante, professor Daniel César Nunes Cardoso, e a professora da Unaerp, Ana Maria Soares Pereira 


Luciana Ferreira da Rosa, estuda Fisioterapia na Unaerp e busca novas visões sobre os temas que aprende em sala de aula 


Profissionais e estudantes da área da saúde de várias instituições participaram do evento