Inscreva-se


Unaerp apoia mobilização das entidades filantrópicas

 

As entidades filantrópicas estão mobilizadas em Brasília para defender os projetos de prestação de serviços, atendimentos de saúde à população e bolsas de estudos para milhares de crianças e jovens. Organizada pelo Fonif - Fórum Nacional das Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, a Caravana da Filantropia está dialogando com parlamentares para apresentar dados sobre os benefícios da filantropia aos brasileiros, especialmente os de baixa renda.

Com mais de 50 participantes representando as nove mil instituições filantrópicas espalhadas pelo país, a Caravana está se reunindo com deputados e senadores das diversas legendas para conquistar apoio e defesa da causa no âmbito da Reforma da Previdência. “Nosso movimento é apartidário, queremos dialogar com todos que estejam dispostos a defender essa causa fundamental para o Brasil”, explica o presidente do Fonif, Custódio Pereira.

Os serviços de saúde e assistência social realizados pelas entidades filantrópicas representam atualmente 53% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 60% são procedimentos de alta complexidade, enquanto 62,7% de todo o atendimento gratuito em assistência social é realizado por essas instituições. Na educação superior, 31,9% dos alunos matriculados em instituições filantrópicas são bolsistas. Garantido por lei, a cada cinco alunos pagantes, as instituições devem atribuir uma bolsa integral. Essa dotação resulta em 600 mil beneficiados por bolsas de estudos parciais e integrais.

Esses são alguns dos indicadores apontados na pesquisa realizada pelo Fonif em 2016, denominada “A contrapartida do setor filantrópico para o Brasil”. Realizada pela DOM Strategy Partner, o estudo mostra que, nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, a cada R$ 1,00 (um real) obtido por isenções fiscais, cada instituição filantrópica retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade.

A mobilização em prol das filantrópicas acontece no momento em que, no projeto de reforma da Previdência, está sendo incluído parecer que propõe o fim da imunidade da cota previdenciária patronal dessas entidades. Representantes do setor argumentam que o retorno à sociedade é muito maior do que o custo da desoneração. Segundo dados do Governo Federal compilados pelo Fonif, a filantropia beneficia diretamente 161 milhões de brasileiros e gera 1,3 milhões de empregos diretos e indiretos.

Para conhecer mais sobre filantropia acesse: 

http://unaerp.br/images/mktmail/video/20161/FONIF_Unaerp_002.mp4

http://www.unaerp.br/noticias/1107-fonif