Inscreva-se


SICI UNAERP

Apresentação



XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ


 
No ano de 1924 um grupo de profissionais de saúde, intelectuais e educadores criou um curso superior, estimulando o desenvolvimento social, educacional e cultural da rica capital do café – Ribeirão Preto. Esse ato foi o embrião da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP e representou na época, a primeira universidade do interior do estado de São Paulo. 

Firme em seus propósitos, a instituição cresceu, oferecendo cursos e auxiliando a formação de profissionais nas mais variadas modalidades, cumprindo seu papel no ensino, pesquisa e extensão. 

Em 1999, a Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP instalou um campus na cidade de Guarujá, litoral do Estado de São Paulo, representando também a primeira universidade da cidade. Nessa região, caracterizada por significativo passivo ambiental e inúmeras vulnerabilidades, a UNAERP percebeu a necessidade de desenvolver ações para a inclusão social, digital, ambiental, de direitos humanos e de cidadania.  

Fundou o Núcleo de Pesquisas Fernando Eduardo Lee – NUP e iniciou a aplicação de pesquisas científicas, criando um evento internacional, convidando pesquisadores e usuários ao debate sobre os temas ambientais, envolvidos com a realidade regional e nacional. Trata-se do Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá – SICI, que apresentará neste ano a sua XIV edição. 

O SICI foi idealizado com fundamento no meio ambiente e – em cada edição, com sub tema de acordo com a manifestação da comunidade científica. O evento possibilita a apresentação de qualquer modalidade científica, como artigos, workshops, oficinas, painéis, palestras, mesas redondas, jornadas, exposições, colóquios, feiras entre outras ações que compõem a estrutura dinâmica da pesquisa. 

Ao longo desses quatorze anos de atividades, o evento registrou centenas de trabalhos científicos, nas mais variadas áreas do conhecimento, atendendo a transversalidade entre as abordagens ambiental, com as discussões sobre os direitos humanos, cidadania, ocupações de terras urbanas e rurais, raças e etnias, catástrofes, degradações, saneamento, resíduos, etc. Esses elementos vêm sendo apresentados pelo Ministério da Educação – MEC em suas modernas orientações sobre as Diretrizes Curriculares. 

Docentes, pesquisadores, usuários e os alunos estão convidados a participar desse evento, que oferece um campo ilimitado de abordagens. Todas as áreas do conhecimento poderão ser debatidas, conforme consta nas normas.  O aluno tem papel relevante nesse evento, pois com o seu orientador, poderá apresentar artigo baseado em sua monografia e outras pesquisas. 


O SICI possui o ISSN 1980-430X e será realizado nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2017.  

Bem vindos ao XIV SICI 2017!

Comissão Executiva 

Normas





NORMAS PARA O ENVIO DE TRABALHOS
XIV SICI UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

1. Prazo:

O prazo para o envio de artigos ou pôsteres expira em 09/10/2016.

2. Preparação do artigo e título:

O artigo completo deve ser escrito em Word para Windows versão 97 ou superior, formato, (.DOC.) ou (.DOCx), com o máximo de 12 (doze) laudas. O arquivo deve ser salvo com a palavra XIV SICI seguido de uma ou mais palavras do título do trabalho e o nome de um dos autores. As palavras devem ser separadas por traço (_) underline (não usar símbolos especiais, letras acentuadas, pontos, hifens e espaços em branco). Exemplo: o trabalho “Geração de energia limpa no Brasil”, de autoria de Paulo Moreira deve ser salvo como: XIV_SICI_energia_limpa_moreira.doc

3. Formatação da página e texto geral:

Página tamanho A4, fonte Arial 12.
Nomenclatura científica e palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
Margens: superior, inferior, e laterais devem ter 2,5 cm.
Cabeçalho e notas de rodapé não deverão ser colocados.

Clique aqui para ver o template do artigo

Clique aqui para ver o template do poster

4. Títulos e subtítulos:

Título do Simpósio: na primeira linha da primeira página, centralizado, em duas linhas, com fonte 14, em negrito:

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ



Subtítulo do Simpósio: Deve ser inserido uma linha abaixo do título do XIV Simpósio, centralizado, com fonte 14, em negrito. A primeira letra das palavras em maiúsculas, exceto as preposições e conjunções:

Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais.  

Título do trabalho: Deve ser inserido uma linha abaixo do subtítulo, centralizado, com fonte 12, em negrito. A primeira letra das palavras em maiúsculas. Deve ter no máximo 120 caracteres incluindo espaço, pontuação e símbolos especiais. Exemplo:

Análise da qualidade das águas dos canais da Praia da Tartaruga, Pernambuco, Recife.

5. Nomes dos autores:

 O número máximo de autores por trabalho é de cinco. O nome do primeiro autor deve ser inserido duas linhas abaixo do titulo do trabalho, centralizado, com fonte 10, em negrito. Abaixo do nome deve ser inserida a função do autor e abaixo, o nome da instituição a qual pertence. Abaixo, o e-mail do autor. Fazer o mesmo para os demais autores, deixando uma linha entre os mesmos. Exemplo:

Mauro Sérgio de Oliveira Lins
Professor do Curso de Administração de Empresas
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá
guarujamslins@gmail.com

 

Letícia Ortega Ferraz
Professora do Curso de Direito
Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP Campus Guarujá

lferraz@gmail.xcom


Após o nome do último autor, deixar uma linha em branco, e acrescentar, com fonte 10, em negrito, centralizada, a inscrição:

Este simpósio tem o apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee


Após a frase, deixar duas linhas em branco.

6. Resumo:

O título “Resumo” deverá ser inserido duas linhas abaixo desta última inscrição, no idioma do trabalho, com o máximo de 250 palavras. Deve-se utilizar fonte tamanho 12, em negrito, com espaçamento entre linhas simples, localizado à margem esquerda, conforme o exemplo abaixo:

Resumo:

Resumo – texto: Deve ser aplicado uma linha abaixo do título “Resumo”. Para atender as normas e compatibilizar o trabalho com os padrões internacionais, o “Resumo” deverá conter os principais elementos do trabalho científico, quais sejam: “Introdução” - (Problema da pesquisa), “Objetivos”, “Metodologia” e principais “Conclusões”. O texto deve ser redigido com fonte tamanho 12, com espaçamento entre linhas simples. A seguir, devem ser instaladas as “Palavras-chave”. 

7. Palavras-chave:

As Palavras-chave devem ser aplicadas imediatamente abaixo do texto do resumo, com fonte tamanho 12, em negrito. Sugerem-se três palavras-chave, no idioma do artigo, com a primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúscula, conforme o modelo:

Palavras-chave: Meio ambiente; Resíduos sólidos; Reciclagem.

8. Summary:

Após uma linha em branco, aplicar a tradução do “Resumo” para o idioma inglês, espanhol ou francês - e aplicar o título “Summary”,“Resumén” ou “Résumé” , respectivamente, com todos os elementos, ou seja: texto e palavras chave, com as medidas e formatação idêntica ao do “Resumo”. Por exemplo, no idioma da língua inglesa:

Summary:

Key-words: Environment, solid waste, recycling.


9. Seção e forma de apresentação:

Após uma linha em branco, deverá ser identificada a Seção a qual pertence o trabalho, com o nome do curso correspondente, com fonte tamanho 12, em negrito. Por exemplo:

Seção 1 - Curso de Enfermagem - Meio Ambiente.

Após uma linha em branco, anotar a forma preferida para apresentação do trabalho, em fonte tamanho 12, em negrito, conforme as possibilidades abaixo.

Apresentação: oral (apresentação em slides; vídeos e/ou maquetes);
Apresentação: pôster;
Apresentação: colóquio científico (sistema de apresentação no qual os pesquisadores se reúnem para discutir sobre suas pesquisas e projetos).

10. Formato geral do artigo:

O XIV SICI adota a norma ABNT como referência para o formato do artigo. A estrutura mínima é a seguinte: Resumo; Summary; Introdução; Objetivos; Revisão bibliográfica; Materiais e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusões; Referências e Anexos (se houver).

11. Títulos e subtítulos do corpo do texto:

Títulos e subtítulos: devem ser alinhados à esquerda, em negrito, e numerados com algarismos arábicos, a partir de 1. Introdução, apenas com a primeira letra em maiúscula.

12. Corpo do texto:

Deve iniciar imediatamente abaixo da indicação da seção. A formatação dos parágrafos deverá ter alinhamento justificado, recuo da primeira linha de 1 cm, espaçamento antes e depois nulo, espaçamento entre linhas simples.

13. Figuras, quadros e tabelas:

Devem ser legendadas com a citação das suas fontes, de acordo com as normas ABNT. Os títulos, as fontes e as legendas devem ficar abaixo das imagens.

14. Numeração das páginas:

A numeração deverá ser em arábico, com fonte 10, no rodapé à direita.

15. Forma de envio:

O trabalho deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE para o site do XIV SICI (http://unaerp.br/index.php/sici-unaerp). Ao acessar a sua inscrição haverá uma página com a pergunta: "DESEJA ENVIAR UM TRABALHO?" Basta assinalar "SIM" e a página seguinte permitirá a submissão do trabalho.

16. Avaliação:

O trabalho submetido será avaliado pela Comissão Organizadora. Se aceito será disponibilizado na página do evento.

17. Idiomas

Serão aceitos artigos nos idiomas Português, Espanhol, Inglês e Francês. 

18. Seções temáticas:

Seção 1. Trabalhos científicos sobre o tema “MEIO AMBIENTE: “Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais”,  diretamente relacionados com os cursos de Graduação e Pós-graduação da UNAERP Campus Guarujá: Administração; Direito; Educação Física; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Enfermagem; Fisioterapia; Serviço Social; Tecnologia em Logística e MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Seção 2. Trabalhos científicos sobre o tema “MEIO AMBIENTE: Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais,  vinculados a qualquer outro curso além daqueles mantidos na UNAERP Campus Guarujá.

Seção 3. Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), sobre o tema “MEIO AMBIENTE: Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais”,  cujo conteúdo esteja relacionado com os cursos mantidos na UNAERP Campus Guarujá.

Seção 4. Monografias, artigos científicos  e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), sobre outros temas e relacionados a qualquer curso.

Seção 5. Projetos de pesquisa sobre o tema “MEIO AMBIENTE: : Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais” e outros temas e relacionados a qualquer área do conhecimento.

19. Confecção do Pôster:

Dimensões: 0,90 m de largura x 1,20 m de altura;

Título, sub título, Título do artigo; Autores e Inscrição: Utilizar as mesmas orientações apresentadas nas “Normas”, referentes aos trabalhos impressos e a serem apresentados no formato “Oral”.

Forma da apresentação: Recomenda-se a utilização de fonte que permita a leitura de cerca de 2 a 3 metros de distância. O texto deve ser sucinto, conciso e objetivo. Ilustrar os resultados com fotos, gráficos e/ou tabelas.

Logomarcas: aplicar a logomarca da UNAERP; do XIV Simpósio e da instituição a qual pertence o (s) autor (es).

Procedimento: a Comissão Executiva instalará o pôster no hall de exposições do XIV SICI, em painéis apropriados. Os pôsteres ficarão expostos durante o período do simpósio.

20. Envio do Pôster:

Remeter o pôster para:
Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP
A/C Núcleo de Pesquisa Fernando Eduardo Lee - NUP
XIV Simpósio Internacional de Ciências Integradas – SICI
Av. D. Pedro I, 3.300
CEP 11.440-003
GUARUJÁ-São Paulo

21. Apresentação do pôster:

O (s) autor (es) deverá (ão) comparecer ao local da exposição do pôster, para prestar esclarecimentos aos simposistas, em horário agendado pela Comissão Executiva. Não será aceita a apresentação do pôster por outra pessoa que não seja um dos autores inscritos no evento.

22. Certificados:

Os certificados serão emitidos e enviados ao e-mail do titular do artigo, EXCLUSIVAMENTE pelo sistema, no início do 1º semestre letivo de 2018. Para a emissão, serão confirmadas as seguintes informações: a) Registro da inscrição - o pagamento ou isenção do recolhimento; b) Presença do inscrito em sua (s) atividade (s); c) Recepção do artigo e/ou pôster, dentro das normas apresentadas. As dúvidas podem ser direcionadas para npesquisagja@unaerp.br

23. Critérios para aceitação de trabalhos:

A Comissão Executiva do XIV SICI observará: originalidade; compatibilidade com as NORMAS do Simpósio; contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental; organização geral do trabalho; aplicação correta do idioma e adequação às normas técnicas.

24. Publicação dos trabalhos:

A Comissão Executiva selecionará os melhores trabalhos de cada Seção e os indicará para publicação na Revista Científica Integrada - RCI da UNAERP Campus Guarujá. Os autores desses trabalhos serão comunicados por e-mail e terão dois dias para se manifestar, também por e-mail, caso não desejem que seu (s) trabalho (s) seja (m) publicado (s) no periódico.

25. Aceite das normas:

AO ENVIAR SEUS TRABALHOS, OS AUTORES AFIRMAM ESTAR CIENTES E DE ACORDO COM AS NORMAS AQUI ESTABELECIDAS.

26. Situações específicas:

Casos omissos nestas normas serão analisados pela Comissão Organizadora do XIV SICI, cuja decisão não ensejará recursos.

Comissão Executiva do XIV SICI
Guarujá, 01/03/2017


 

Objetivos





Como objetivo geral, o Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá – SICI - oferece a oportunidade de troca de experiências científicas entre os profissionais de empresas; instituições públicas e privadas; de universidades (docentes e alunos); de organizações não governamentais e de membros das comunidades, para o debate de relevantes temas sobre as questões ambientais.  
 
O macro objetivo da UNAERP Campus Guarujá é continuar a manter o evento como um ícone de interesse nacional e internacional, contribuindo com o progresso científico e do estado da arte.
 
O objetivo específico é o de produzir formas de atuação integradas que venham contribuir para a dinamização da economia local e regional e do Brasil, que sejam capazes de proporcionar a real promoção social do indivíduo e da qualidade de vida.
 
A inserção do aluno como apresentador de trabalho científico é o principal diferencial idealizado pela UNAERP Campus Guarujá para esse relevante evento, oportunizando o exercício da sua práxis, através da apresentação de Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e/ou Projeto de Pesquisa.
 
O acesso ao XIV Simpósio Internacional de Ciências Integradas é pleno para alunos, docentes, pesquisadores e demais usuários. Em suas seções é possível a apresentação de trabalhos específicos e também sobre qualquer outro tema, pois o MEIO AMBIENTE está relacionado com quaisquer atividades humanas. As especificações sobre as seções podem ser vistas nas “NORMAS”.

 

Organização do XIV SICI





UNAERP

REITORA
Profa. Me. Elmara Lucia de Oliveira Bonini

Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão -
Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação
Profa. Dra. Neide Aparecida de Souza Lehfeld

Coordenação de Ensino de Graduação
Profa. Me. Sonia Maria Camargo dos Santos

Procuradora Institucional
Profa. Dra. Neide Aparecida de Souza Lehfeld


CAMPUS GUARUJÁ

Direção Geral

Profa. Me. Priscilla Maria Bonini Ribeiro

Presidência do Sub Grupo Gestor
Prof. Dr. Jose Medalha

Supervisão Acadêmica
Profa. Me. Nazareti P. Ferreira Alves

Supervisão Administrativa
Dorothy Van Tol

Núcleo de Pesquisas Fernando Eduardo Lee
Prof. Dr. Rubens Carneiro Ulbanere

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.


ORGANIZAÇÃO DO XIV SICI

COMISSÃO EXECUTIVA
Coordenação geral
Prof. Dr. Rubens Carneiro Ulbanere  

Coordenação de trabalhos científicos
Prof. Me. João Leonardo Mele
Profa. Me. Nazareti Ferreira Alves
Prof. Me. Waldir Ventura 

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO

Jonathan Alan Santos de Araujo Melo, Sarah Veríssimo Nigro, José Walter Rocha de Macêdo.

COMISSÃO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Profa. Me. Ana Paula O. Oliva

COMISSÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Profa. Me. Marcia Célia Galisnski,  Dra. Maria Veronica Carranza Oropeza.

COMISSÃO ACADÊMICA 
Prof. Dr. José Medalha; Profa. Me. Jurema Quintella M. Lins; Profa. Me. Rachel M. dos Santos; Profa. Me. Rosemary G. de Souza; Prof. Me. Waldir Ventura; Profa. Me. Ruiz da Silva; Prof. Dr. Mardonio da Silva G. Girão; Prof. Me. Luiz Carlos Guanabara e Prof. Me. Marcio de Morais Tavares.

COMISSÃO DE ATIVIDADES CIENTÍFICAS
Prof. Me. Rogério Lucena; Profa. Me. Fabiana R. Henriques.

COMISSÃO EDITORIAL
Prof. Dr. Mardonio da Silva G. Girao e Prof. Me. Marcio de Morais Tavares. 

COMISSÃO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS
Prof. Me. Enir da Silva Fonseca 

SECRETARIA GERAL

Camilla Paiva Laguna

Programação geral





  Programação Geral do XIV SICI    
Data: 24, 25 e 26 de outubro de 2017 Tema: Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais Local: UNAERP Campus Guarujá
 

Programação dos Artigos



 

(Em manutenção)

Dúvidas frequentes





1.  Como posso me cadastrar no evento? 
Clique no link “INSCREVA-SE”.
Preencha a ficha de inscrição e pague o boleto no banco. Os valores para as inscrições são os seguintes: Aluno da UNAERP = R$ 30,00; ex-aluno da UNAERP = R$ 40,00; Aluno de outras instituições = R$ 50,00; docente e ex docente da UNAERP = R$ 50,00; docentes de outras instituições = R$ 100,00 e Profissionais e demais usuários = R$ 130,00). 
 
2. Como submeter o artigo? 
Exclusivamente através do site, clicando em “inscreva-se”. Não é necessário enviar o artigo no momento da inscrição. Basta clicar “não” na opção de enviar artigos e continuar o procedimento de inscrição. Quando futuramente desejar enviar o artigo basta voltar à sua inscrição e clicar “sim” na opção de enviar artigos.
 
3. Como posso verificar que o tema do meu artigo se enquadra no tema do evento? 
Podem ser enviados artigos de todas as áreas do conhecimento, conforme as seções temáticas especificadas nas “NORMAS”. Esse é o diferencial do evento o qual trata sobre “ciências integradas”.
 
4. Qual o número máximo de autores por artigo? 
Cinco autores.
 
5. Todos os autores receberão os certificados? 
Sim, desde que tenham feito as respectivas inscrições e cumprido os seguintes elementos: comprovação do pagamento ou isenção do boleto; envio do artigo e apresentação e/ou participação em atividade (s).
 
6. Como posso ter acesso à formatação do artigo? 
Os detalhes se encontram no link “NORMAS”.
 
7. Como será feita a avaliação do artigo? 
Serão considerados: originalidade, compatibilidade com os temas indicados nas seções temáticas, contribuição para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, organização geral do trabalho, aplicação correta do idioma e adequação às normas técnicas.
 
8. Como saberei se meu artigo foi aprovado? 
A relação de artigos e pôsteres será publicada no site do XIV SICI. 
 
9. Qual é o valor da inscrição para o evento?  
Os valores para as inscrições são os seguintes: Aluno da UNAERP = R$ 30,00; ex-aluno da UNAERP = R$ 40,00; Aluno de outras instituições = R$ 50,00; docente e ex docente da UNAERP = R$ 50,00; docentes de outras instituições = R$ 100,00 e Profissionais e demais usuários = R$ 130,00). 
 
Clique no link “INSCREVA-SE”.
 
10. Como será feita a apresentação dos trabalhos? 
Apresentação oral, pôster, ou colóquio científico. Os detalhes estão no link “NORMAS”.
 
11. Como agendar minha apresentação? 
O agendamento é automático, distribuído pelo sistema e será publicado no site. Em caso de necessidade específica, enviar mensagem no link “FALE CONOSCO” ou npesquisagja@unaerp.br.
 
12. Como obter o meu certificado? 
Será enviado pelo sistema, de forma automática, no e-mail do titular do artigo e das demais pessoas inscritas, a partir do início do mês de dezembro de 2017.  Serão verificados os seguintes elementos: comprovação do pagamento ou isenção do boleto; envio do artigo e apresentação e/ou participação em atividade (s). 
 
BEM VINDO (A) AO XIV SICI

Histórico





2014| X Simpósio
Clique aqui  


2013| X Simpósio
O SICI em 2013 ficou marcado pela edição comemorativa de 10o aniversário, do mais importante evento científico da UNAERP Campus Guarujá.
Pela primeira vez o simpósio foi realizado durante cinco dias e apresentou como subtema a Proteção Ambiental e Soberania Nacional, em razão da alta relevância ambiental, econ
mica, estratégica e cultural dos recursos naturais brasileiros, distribuídos no território continental e nas águas marítimas, o que implica em questões de soberania, conforme rezam os tratados internacionais.
A versão do evento incorporou a jornada acadêmica de alguns cursos e com envolvimento de alunos e professores da Universidade a média diária foi de cerca de 1200 participantes, distribuídos em dezenas de atividades simultâneas. Também foram apresentados mais de 100 artigos científicos, submetidos à aprovação de plenária onde foram expostos.
A palestra magna de abertura foi proferida pelo presidente da Fundação SOS Mata Atlântica Dr. Pedro Passos e na sequencia dos dias o Dr. Rodrigo Gonçalves Dias ganhador do prêmio jovem cientista de 2012, o secretário de Assuntos Portuários de Guarujá Adilson Cabral, o Desembargador do Tribunal de Justiça de SP Gilberto Passos de Freitas e encerrando as atividades magnas o painel com o Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia e a professora Doutora Mariângela Geimba de Lima, ambos do Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA.
Outras palestras ocorreram nos diversos cursos, bem como workshops, colóquios científicos, apresentação de p
steres, oficinas, além da participação da empresa italiana SAIPEM, que está se fixando em Guarujá e na qual engenheiros com vasta experiência profissional na exploração de petróleo fizeram exposições técnicas aos alunos de engenharia e cursos afim.
O SICI 2013 consolidou ainda mais a prática acadêmica e científica de alto nível, com a presença de participantes de outras universidades da região da Baixada Santista e de outras cidades do Brasil, sendo coroado o evento pela escolha dos melhores trabalhos, para comporem uma publicação especial da Revista Científica da UNAERP Campus Guarujá.



2012| IX Simpósio  

Com o tema central "Meio Ambiente e Cidadania", a UNAERP Guarujá promoveu nos dias de 19, 20 e 21 de setembro de 2012 o IX Simpósio Internacional de Ciências Integradas. Centenas de atividades científicas foram realizadas ao longo dos três dias de evento, entre palestras, mesas-redondas, oficinas e painéis de debate.
A abertura aconteceu no dia 19 de setembro, com a palestra magna "Relação do homem com o meio ambiente ao longo da história", proferida pelo Prof. Dr. Juarez Fontana dos Santos, mestre e doutor em Geociências. Ele apresentou os avanços quanto à consciência pelo respeito ao meio ambiente nos processos de industrialização e os desafios das sociedades para diminuição dos impactos da ação humana no uso e ocupação do solo.
No segundo dia da programação, os cursos promoveram atividades específicas simultaneamente, inaugurando um novo formato para o Simpósio que privilegiou um envolvimento mais ativo dos cursos no desenvolvimento das atividades científicas.
PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS: http://www.unaerp.br/sici/pt/programacao/programacao-especifica-de-cursos
No último dia do evento, 21 de setembro, a programação magna realizou um Painel de Debates. A primeira apresentação foi da doutoranda pela Universidade de Cádiz, Gabriela Neves Gallo, que abordou o tema "Gerenciamento costeiro e seus efeitos à cidadania das cidades litorâneas". O segundo painel foi sobre "Direito ambiental internacional e a cidadania", proferido pelo professor Daniel Freire e Almeida, doutor em Direito, especialista em Direito Internacional, Mestre em Ciências Jurídico-Comunitárias - União Europeia, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra -Portugal, e Especialista em Política Externa dos Estados Unidos da América pela United States Embassy. E o biólogo e professor doutor em Ecologia, Fabio Giordano, foi o terceiro painelista, expondo sobre "O uso do estuário no planejamento urbano e a preservação das áreas de interesse socioambiental".
Durante os três dias, várias apresentações de trabalhos científicos em formatos de apresentação oral e p
steres foram realizadas, consolidando mais uma vez a característica primordial do simpósio na difusão do conhecimento científico. Oficinas de temas específicos dos cursos da universidade também foram realizadas. O IX Simpósio Internacional de Ciências Integradas foi uma realização da UNAERP Guarujá, com apoio da Fundação Fernando Lee e Instituto de Segurança Socio-ambiental (ISSA).

2011| VIII Simpósio
A oitava edição do Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de setembro, e versou sobre o tema Meio Ambiente a Segurança Socioambiental. O evento teve o patrocínio do Instituto de Segurança Socioambiental - ISSA, que é parceiro da UNAERP no desenvolvimento de pesquisas científicas.
Durante os três dias, foram realizadas centenas de atividades, dentre elas palestras, apresentações orais, apresentações de trabalhos científicos em p
steres, mesas redondas e workshops.
Na abertura do evento, os simposistas e a comunidade acadêmica da UNAERP Campus Guarujá puderam assistir à palestra do então diretor executivo da Agem- Agência Metropolitana da Baixada Santista, Marcos Aurélio Adegas. Representando o governo do Estado de São Paulo, ele apresentou o tema "Projeto de revitalização socioambiental da Serra do Mar".
No segundo dia de atividades, o comandante da Polícia Militar Ambiental no Estado de São Paulo, Milton Susumu Nomura, ministrou palestra sobre "Os desafios da Polícia Militar na atuação para a Segurança Socioambiental".
No encerramento da programação do VIII SICI, a UNAERP Campus Guarujá promoveu um painel de debates sobre a Defesa Civil nos Eventos de Risco Ambiental e Social. Os painelistas foram: A coordenadora da Defesa Civil da Baixada Santista - Regina Elsa Araújo; o especialista em gestão de riscos de desastres naturais e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - Agostinho Tadashi Ogura; e o chefe do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas do IPT - Nelson Kenji Yoshukawa.

2010| VII Simpósio
O VII Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Guarujá foi instalado nos dias 22, 23 e 24 de setembro de 2010. As discussões versaram sobre o tema Meio Ambiente e a Vulnerabilidade Ambiental do Planeta. O meio ambiente e as questões relacionadas à mudança de comportamento da sociedade e do desenvolvimento econ
mico e social com sustentabilidade foram abordados nas palestras, apresentações de trabalhos científicos, p
steres e mesas redondas.
A abertura do evento ocorreu no dia 22 de setembro. O professor doutor Ícaro Cunha explanou sobre "As tendências e mudanças que poderão ocorrer na região da Baixada Santista com a vinda da Petrobrás na exploração do pré-sal e ampliação do porto". Para ele, muitas oportunidades podem surgir mas é preciso atenção aos desafios a serem transpostos com vistas à mudança na economia local. A palestra contou com a presença de autoridades, dentre elas, o presidente do Grupo Gestor da UNAERP Guarujá, professor doutor Jose Medalha, e da secretária de Educação de Guarujá, professora mestre Priscilla Bonini Ribeiro, que representou a prefeita Maria Antonieta de Brito.
No mesmo dia, foram realizadas duas mesas redondas, sobre os temas: "O Profissional da Saúde e a Relação Médico-Paciente: Uma visão jurídica", mediada por Francisco Panico, sendo que o outro tema foi "Violência contra a mulher - Presença do Enfermeiro".
A continuidade do evento se deu no dia 23 de novembro com a palestra (eliminar - no Auditório sobre) intitulada "Humanismo, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas: Conceitos e Mitos", ministrada pelo professor Antonio Fernando Pinheiro Pedro. (Já-eliminar - é linguagem considerada jargão jornalístico) Na Sala de Audiências, foram realizadas mesas redondas sobre "Inclusão e Incluídos", com mediação da professora doutora Maurina Passos Goulart de Oliveira, e sobre o "Futuro da Saúde no Município de Santos", com o secretário de Saúde de Guarujá, Marco Antonio Barbosa dos Reis e sua equipe.
Encerrando a programação do VII SICI, foi realizado o lançamento de dois livros: "A Guerra Verde", da professora Didiane Chinalli (Editora Daikoku/SP, 2010, 200 pag.), e "Curso Teórico e Prático de Direito Empresarial", da professora Maria Bernadete Miranda (Editora GZ, 2010, 343 pág.). A programação também contou com uma mesa redonda com o professor doutor Rubens C.Ulbanere e professora Gabriela Neves Gallo, respectivamente coordenadores dos cursos de Relações Internacionais e Gestão Ambiental.
Além das palestras e mesas redondas, a VII edição do SICI reuniu 9 workshops, 72 apresentações orais e 33 apresentações em formato de p
steres.

2009 | VI Simpósio
A programação da sétima edição foi distribuída nos dois dias do evento - 16 e 17 de novembro de 2009. Após a abertura solene, foi apresentada a palestra do Dr. Fernando Cardozo Fernandes Rei - Presidente da CETESB-SP, com o tema: "O papel da CETESB no controle do meio ambiente frente à educação ambiental".
Em seguida, foi instalada mesa redonda com o tema: "O caso das empresas Rhodia, Shell e Basf que contaminaram funcionários, parte da população e o meio ambiente com substâncias tóxicas em Cubatão e Paulínia". Os mediadores da sessão foram os professores Bruno Freire e Silva - Coordenador do Curso de Direito da UNAERP Guarujá e Vanessa Barco dos Santos Santana - Supervisora Acadêmica da UNAERP Guarujá, com a participação dos discentes: Juliane Elisa Bruch, Tiene de Castro Silva, Ágata Caffarello, Hélio Mendonça Raymundo e Edgard Cristian.
No dia 17, além dos trabalhos científicos, em várias salas e horários simultâneos, foi apresentada a Mesa de Debates sobre "Recuperação de animais marinhos na Baixada Santista e impactos na imprensa", com mediação da Profa. Ana Paula de Oliveira Oliva e como debatedoras, as Sras. Ingrid M.F. Oberg - Escritório Regional IBAMA- Santos e Andréa Maranho - Centro de Reabilitação de Animais Marinhos.
Em seguida foi apresentada a Mesa de Debates sobre "Educação Ambiental", com mediação do Prof. Ms. João Leonardo Mele e Profa. Gabriela Gallo - Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental UNAERP Guarujá. Os temas foram apresentados pelos seguintes profissionais: Sr. Daury De Paula Jr. - Promotor de Justiça do Meio Ambiente - Regional Santos, com o tema: "Ações do Ministério Público na Educação Ambiental"; Ingrid Maria Furlan Oberg - Analista ambiental Chefe do Escritório Regional do IBAMA/Santos, com o tema: "Ações do IBAMA na Educação Ambiental"; Prof. Carlos Celso do Amaral e Silva, com o tema: "Riscos Ambientais e Educação Ambiental" e Maria Denise Bonomo, com o tema: "Projeto de Recuperação e Educação Ambiental".
Pela primeira vez, foi montada uma sala com exposição e Informações sobre os principais Consulados da Baixada Santista e Descarte de Lixo Tecnológico com vídeos IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers).
No encerramento do evento, após apuração dos votos em enquete no portal do simpósio e com consulta aos presentes, foi definido o tema "Vulnerabilidade Ambiental", para ser discutido na sétima edição do simpósio, o qual foi planejado para os dias 22, 23 e 24 de setembro de 2010.

2008 | V Simpósio A quinta edição do Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá foi realizada nos dias 10 e 11 de novembro de 2008. A palestra de abertura, no dia 10, na parte da manhã, foi proferida pelo Prof. Bruno Sampaio Santu2019Anna. O tema abordado foi "Humanidade de Tecnologias".
Na sequência, o Instituto Mais Dhafe e a Profa. Zilma Saibro da Silva apresentaram a Oficina de Arte Ecológica. A Profa. Zilma e sua equipe mostraram que a partir da convivência harmoniosa e respeitosa entre pessoas e de pessoas com o meio-ambiente promove-se a expressão essencial e a qualidade de vida das pessoas, despertando olhares éticos para um futuro sustentável e inclusivo. Durante a exposição, os participantes utilizaram as técnicas e procedimentos envolvidos na produção artística coletiva com utilização de pigmentos naturais sobre tecido de algodão. Essa seção contou com a Profa. Clara Aidar. Na parte da tarde, foram convidadas as Profas. Liliani Masselli Furtado Pereira e Rosemeri Cristina da Silva, que apresentaram o tema "Educação Ambiental e Inclusiva - Relações Sustentáveis". Foi destacado o "Projeto Educação Ambiental" promovido aos alunos com necessidades especiais da rede municipal de São José - SC, estado de Santa Catarina.
No período noturno, no dia 10, foi instalada a Mesa Redonda - "Alfabetização - Crianças, jovens e adultos: experiências, iniciativas e compromisso com a mudança", pela Profª Estela Conte, tendo como mediadoras a Profª Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva, Profª Estela Conte, Profª Tania Maria de Andrade Mesquita, Profª Maurina Passos Goulart O. da Silva e Profª Clara Lúcia Antas Miranda.

A palestra de abertura para o período noturno foi conduzida pela Profa. Leda L. Bozaciyan, sobre os "Projetos da Jean-Michel Cousteau's Ocean Futures Society do Brasil", para a região do litoral norte e sul do estado de São Paulo. Em seguida, o Prof. Eric Shayer, da IFC International Finance Corporation (Banco Mundial), apresentou sua palestra sobre os recursos aplicados pelo Banco Mundial em programas de saneamento ambiental.
De forma simultânea, em outro ambiente, foi apresentada a palestra "A Saúde da População Negra da Baixada Santista", pela Psicóloga Marise Borges dos Santos Barbosa. Na sequência, foi instalada a mesa redonda "Políticas de Identidade e Saúde da População Negra", com a participação da Profa. Rachel Monteiro dos Santos, Profa. Sarah Jane Barbosa dos Santos, Profa. Nelice da Fonseca Ribeiro e Prof. Júlio Evangelista Santos Júnior.
No dia 11, segundo e último dia do evento, na parte da manhã foi apresentada a palestra "Responsabilidade Socioambiental - Uma reflexão", pelo Prof. Adm. Antonio Carlos Cassarro, do Conselho Regional de Administração - CRA, de São Paulo. Em seguida a Profa. Zilma Saibro da Silva, representando o Instituto Mais Dhafe, apresentou o tema "Arte e Movimento Vital - Aula aberta de Tai-chi-Chuan estilo Chinês", sendo convidado o Prof. Luis Umbuzeiro. Em continuação, na parte da tarde, foi apresentado o tema "Toque Vital", com objetivos práticos para a formação de mães e cuidadores de creches e abrigos em massagem essencial para bebês e crianças. Como convidada especial foi apresentada a Profa. Neusa Assenza.
No Laboratório de Macroscopia, o Prof. Flávio Marino Gregio apresentou o Workshop - "Técnica de Injeção Acrílica em Vísceras Animais".
Na sessão noturna foi apresentada a palestra "Ações afirmativas no combate à Vulnerabilidade Social", pela Profa. Mary Francisca do Careno - Coordenadora Geral do NEIAB - Núcleo de Estudos Indígenas e Afro - Brasileiros (UNAERP - Guarujá). Foi instalada a Mesa Redonda "Discriminação e Democracia: diálogo e intervenções". Como mediador atuou o Prof. Luiz Augusto de Lima e Silva - Diretor do Neiab. Os expositores dos trabalhos foram os Dr. Ivo Miguel Evangelista Santos - OAB - Secção do Advogado Negro de Santos; José Ricardo dos Santos - Coordenador da COPIRE (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica) - Santos/SP; Edilson Lopes de Oliveira - COEPPIR - Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Guarujá/SP e o Dr. Décio Couto Clemente - Presidente do Instituto Brasileiro do Pensamento Negro - Santos/SP.

O Prof. Wanderley Meira - Codesp - Companhia Docas do Estado de São Paulo, apresentou a palestra - "Mar: o maior e último espaço público do planeta". Em seguida, a Promotora Juliana de Sousa Andrade - Coordenadora Regional do Ministério Público Para o Meio Ambiente e Urbanismo (PRUMA) - Presidente do Instituto JMC Brasil, apresentou o tema "Considerações sobre a legislação ambiental".
No encerramento do evento, como de costume, os presentes foram consultados e optaram para o tema "Educação Ambiental", para ser discutido na sexta edição do simpósio, a ser instalada nos dias 16 e 17 de novembro de 2009.

HOMENAGEM:
A UNAERP e os organizadores do Simpósio Internacional de Ciências Integradas da UNAERP Campus Guarujá registraram HOMENAGEM ao Prof. RUBENS LARA em face do incentivo e apoio que manifestou para a realização do simpósio. RUBENS LARA (*1944 + 12 de março de 2008) Advogado e professor universitário formou-se, em 1968, em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Católica de Santos. Concluiu seu mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos em 2001. Iniciou sua carreira política com apenas 23 anos em 1969, quando foi eleito pela Câmara de Vereadores de Santos, onde permaneceu por dez anos. Eleito deputado federal em 1995, foi ainda presidente da CETESB e atuou como superintendente do IBAMA em São Paulo.

2007 | IV Simpósio
No ano de 2007, foi instalada a quarta edição do simpósio, nos dias 07, 08 e 09 de novembro. No dia 07, quarta-feira, foi realizada a abertura com a palestra da Profa. Eliane Mattioli Alves de Souza, Consultora Internacional em Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS, do Banco do Brasil. A pesquisadora apresentou o tema "Metodologia adotada pelo Banco do Brasil para a instalação de projetos no programa Desenvolvimento Regional Sustentável - DRS". Com experiência na condução desses projetos e sendo consultora na área junto à Organização das Nações Unidas - ONU, a Profa. Eliane Mattioli Alves de Souza orientou e atendeu inúmeras dúvidas sobre o encaminhamento de projetos de DRS. Em seguida, o Prof. Roberto Lopes Trimmel, Consultor de Logística Internacional, da VCP -Votorantim Celulose e Papel apresentou a palestra "Funções da logística e as implicações envolvendo as preocupações ambientais". No dia 08, quinta-feira, o Prof. Antonio Carlos Cassarro, Diretor do Conselho Regional de Administração - CRA - São Paulo, apresentou o tema "Formas práticas de inclusão social", destacando o papel do ser humano e sua responsabilidade no planeta. Na sequência, a Profa. Alexandra Sofia Grota, Superintendente de Qualidade, Meio Ambiente e Normalização - CODESP - Santos, tratou sobre o tema "Implicações nacionais e internacionais das normas e regulamentos sobre as questões ambientais portuárias". No encerramento da quarta edição, no dia 09, sexta-feira, o Prof. Reginaldo Sales Magalhães, Especialista em Sociedade Civil, representando a Corporação Financeira Internacional, do Grupo Banco Mundial, abordou o tema "Instalação de projetos de inclusão social", chamando a atenção da plateia para as experiências de sucesso de programas nacionais e internacionais. Na palestra seguinte, o Prof. Dr. Vagner Cavenaghi, Docente no Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Departamento de Engenharia de Produção, UNESP - Campus Bauru e Avaliador do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, apresentou o tema "Principais ações do meio empresarial brasileiro e internacional, referentes às práticas de inclusão social".

Durante o desenvolvimento da quarta edição do Simpósio, foram apresentados mais de cem trabalhos científicos, além de inúmeras atividades relevantes, como mesas redondas, mini cursos, work shops e etc. Um dos momentos de singular destaque foi o descerramento da placa comemorativa, alusiva a instalação do "Acervo de Biologia Prof. Dr. Aristides de Almeida Rocha", da UNAERP Campus Guarujá. A solenidade foi conduzida pela Coordenadora Acadêmica da UNAERP Campus Guarujá, Profa. Dra. Silene Bueno de Godoy Purificação, sendo que o descerramento da placa foi conduzido pelo próprio homenageado, Prof. Dr. Aristides de Almeida Rocha Aristides (Biólogo e Prof. Titular aposentado da Faculdade de Saúde Pública da USP - São Paulo), assistido pelo Prof. Jeziel De Paula, pesquisador da UNAERP Campus Guarujá e responsável pela revitalização do acervo da Fundação Fernando Eduardo Lee.

2006 | III Simpósio A III edição do Simpósio foi instalada nos dias 8, 9 e 10 de novembro, com a aprovação de oitenta trabalhos científicos, sob o tema "Meio Ambiente: Energia e Responsabilidade Social". O evento reuniu estudantes, pesquisadores, professores e representantes de empresas e entidades da região para discutir os temas em estudo.
Na palestra de abertura, realizada na quarta-feira (08), a coordenadora do Curso de Biotecnologia da UNAERP de Ribeirão Preto, Profa. Dra. Suzelei de Castro França, ministrou a palestra sobre "Biotecnologia e Gen
mica para a Prevenção e Uso Sustentável da Biodiversidade Brasileira". Durante a palestra, foram abordadas pesquisas realizadas na UNAERP, como os projetos BIOTA e ONSA, ambos financiados pela FAPESP no estudo do sequenciamento genético de plantas e microorganismos. A Dra. Suzelei falou sobre o projeto Genoma Nacional, com apoio do CNPq, no qual a UNAERP atuou neste esforço nacional, destacando-se deste primeiro empenho coletivo nas pesquisas sobre genoma, que representa um feito nacional relevante.
Na segunda noite do evento, no dia 09, o superintendente de Energia e Utilidades da Cosipa, Marcus Ant
nio Boris, abordou o tema "Matriz Energética na Siderurgia". Em seguida, o assunto "Hidrovia Tietê-Paraná" foi o alvo da palestra dos Profs. Drs. Widsney Alves Ferreira e Luiz Fernando Bravin, ambos pesquisadores da UNESP - Universidade Estadual Paulista - Campus de Botucatu. Eles comentaram sobre a viabilidade econ
mica do sistema hidroviário existente entre os rios Tietê e Paraná, além de seus aspectos socioambientais.
Encerrando a programação, o representante da Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL, Fabiano Rangel, ministrou palestra sobre "Sustentabilidade Corporativa", referente a importância da Responsabilidade Social nas empresas. Além das palestras, o Simpósio promoveu a apresentação de mais de 70 artigos científicos.

2005 | II Simpósio A segunda edição do evento foi instalada em 2005, com o tema central "Meio Ambiente e a Qualidade de Vida". A comissão organizadora aprovou mais de 60 trabalhos, que foram apresentados e discutidos durante os três dias do evento.
A programação do primeiro dia (09/11/2005) contou com as palestras de Deborah Goldemberg, do Banco Mundial e da Dra. Nídia Borges Arch
a. No segundo dia de atividades, (10), a diretora regional do IBAMA, Ingrid Maria Furlan Oberg, falou sobre as experiências do instituto na Baixada Santista. E no último dia (11), o secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Élson Maceió dos Santos, abordou o "Projeto Ambiental da cidade de Guarujá", em uma mesa-redonda instalada com diversas autoridades.

2004 | I Simpósio
Na primeira edição do Simpósio, com o sub tema "Meio Ambiente Sustentável", instalado entre os dias 23 a 26 de novembro de 2004, foram selecionados 110 trabalhos de autores da Baixada Santista e de outras localidades do estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O formato do Simpósio também contemplou palestras gerais, realizadas nas três noites da programação.
Após a abertura ritualística do evento, no auditório, a primeira palestra foi conduzida pelo Prof. Maurício Athié , especialista residente para a América Latina e Caribe da International Finance Corporation (IFC), a qual opera como um ramo do Banco Mundial. O tema abordado foi "Investimento privado e sustentabilidade". Em seguida, o superintendente de Meio Ambiente, Medicina e Segurança do Trabalho da Cosipa, Benito Santiago Martinez Gonzalez, ministrou palestra sobre "A evolução ambiental de Cubatão". No segundo dia de atividades, dia 25/11/2004, houve a palestra do presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Rubens Lara, que abordou o tema "As ações da CETESB na Baixada Santista". E no último dia de atividades (dia 26), o ex-diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guarujá, Rodolfo Nicastro, ministrou palestra sobre "Gestão Ambiental na Ilha de Santo Amaro".
Os p
steres foram disponibilizados no hall de entrada da UNAERP Campus Guarujá, no período de 20/11/2004 a 05/12/2004. Durante os dias do evento, foram apresentados trabalhos científicos no período das 15h00 as 19h00, em salas preparadas com equipamentos e disponibilizadas aos usuários.

Edições Anteriores



Video do Evento